Esporte, Lazer e Juventude | 31/03/2016

3ª Caminhada contra o Sedentarismo tem data definida

A Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude promove a terceira edição da Caminhada contra o Sedentarismo no próximo dia 17, domingo. A concentração acontecerá às 8h em frente à Igreja São Sebastião (Praça Júlio Mesquita), no centro da cidade. A caminhada percorrerá em média 6 km no total, contra 5,5 na edição anterior. A participação é gratuita, basta chegar no horário e local da concentração. Serão distribuídas 100 camisas para os primeiros 100 participantes.

Para retomar o fôlego, a parada será na Fazenda Santo Antônio, onde serão distribuídas frutas e a água, além de um breve descanso. A caminhada terá o Apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Saúde (com o auxílio de ambulâncias) e da Divisão de Trânsito para garantir a segurança de todos.

Segundo a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, a caminhada é uma iniciativa que incentiva a prática de esportes. “A caminha contra o sedentarismo é uma atitude que visa unir a população em prol da melhoria da saúde física, independente da faixa etária, todos podem participar”.

Louveira já oferece 9 academias ao ar livre

Oferecer uma vida mais saudável à população é um dos objetivos da Prefeitura de Louveira. Por isso, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude implantou em 2015, nove academias ao ar livre na cidade. Os bairros são Parque das Videiras, Sagrado Coração de Jesus, Estiva, Burck, Vassoural, São Francisco, Monterrey e no Estádio Municipal José Silveira Nunes. O projeto começou em 2014 e prevê instalar mais sete academias este ano.
A academia ao ar livre é gratuita e oferece vantagens como promover o bem estar físico e emocional, melhorar a integração social e a comunicação entram os usuários. A Secretaria de Esportes pretende instalar mais sete academias ainda neste ano, para contemplar os bairros que ainda não tem essa opção de lazer e atividade física.

Pensando em todos

Fazer exercício físico é fundamental para a reabilitação física e psicológica para quem tem algum tipo de deficiência física. Pensando nisso, a Prefeitura de Louveira desenvolveu uma academia ao ar livre voltada para portadores de deficiência. O espaço conta com treze equipamentos, travas de segurança e regulagens específicas para cadeirantes e está localizado na Área de Lazer do Trabalhador (Av. Romildo Prado, km1). O objetivo é garantir a inclusão de pessoas com deficiências físicas na prática de esportes.

A academia adaptada servirá para trabalhar a inclusão levando mais saúde aos cadeirantes. Eles poderão utilizar o espaço livremente. Isso vai refletir na qualidade de vida do deficiente, além de proporcionar socialização com as pessoas que frequentam a academia unindo a prática esportiva ao lazer.
Os aparelhos com adaptações especiais para cadeirantes possuem adesivos de explicação para modo de utilização e indicativo dos músculos que estão sendo trabalhados, bem como as devidas advertências