Governo | 25/09/2014

350 jovens participam de Juramento à Bandeira Nacional em Louveira

juramento_bandeira

Cerca de 350 jovens louveirenses nascidos em 96 foram dispensados da prestação de serviço militar inicial durante a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional, realizada na manhã da última sexta-feira (19 de setembro), no plenário da Câmara Municipal.

Organizada pela Junta de Serviço Militar (JSM), ligada à Prefeitura de Louveira, o evento contou com a participação do prefeito e presidente da JSM de Louveira, Junior Finamore, e do delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar de Jundiaí, o tenente Marcos José da Silva; além da presença de familiares dos jovens e autoridades civis e militares, entre eles os vereadores vereadores Alan Jacui, Caetano, Estanislau Steck, Luiz Rosa, Nilson Souza Cruz e Professora Clarice.

A cerimônia começou com a recepção às bandeiras nacional, estadual e municipal, conduzidas pela equipe de honra da Guarda Municipal de Louveira. Logo após, os jovens dispensado do serviço militar prestaram o compromisso à bandeira nacional, seguido pela entonação dos hinos Nacional e de Louveira.

O ato continuou com os discursos, quando o prefeito Junior Finamore teve a oportunidade de emitir uma mensagem de cidadania e amor à pátria aos jovens. “Esta cerimônia sela um compromisso de vocês com o País, um compromisso com a cidadania, suas responsabilidades diante de nossa nação e da sociedade”, discursou Finamore.

No final da solenidade, a Junta de Serviço Militar de Louveira realizou a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação aos 350 jovens, que foram lembrados que podem ser convocados pela presidência da República para servirem à Pátria até os 45 anos. Participaram da cerimônia também o secretário municipal de Segurança Pública, Sidney Juarez Alonso; a secretária da JSM de Louveira, Eliana de Moraes; o tenente coronel Cristiano Morais Santos, representando o comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí; além do ex-combatente da 2ª Guerra Mundial Alberto Biaggio.

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais.