Esporte, Lazer e Juventude | 18/04/2013

2ª edição de Festival mostra a força da Capoeira na região

Divulgação / PML

Antes considerada uma expressão cultural à margem do esporte e da sociedade, a capoeira ocupa hoje um cenário importante nas cidades da região e ganha status de luta, arte e filosofia. A segunda edição do Festival de Capoeira, organizado neste domingo (14 de abril) no Ginásio de Esporte do Bairro Jardim Esmeralda, representou um sintoma importante da aceitação dessa arte – ou estilo de vida, como definem diversos capoeiristas – na região. Cerca de 180 atletas das cidades de Jundiaí, Piracaia, Mairiporã, São Bernardo do Campo, Itupeva,Itatiba, Valinhos, Campinas, Paulínia e da cidade sede, Louveira, participaram do Festival, que teve apoio da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Louveira.

De acordo com os organizadores, o evento teve como intuito reunir os ‘capoeiras’ de diversas cidades e promover a prática desta arte, que figura entre as principais modalidades da cidade e abrange um grande número de alunos de diversos bairros de Louveira.

“A união dos grupos de capoeira da cidade com a Secretaria de Esporte se torna crucial para podermos estimular o desenvolvimento desta prática, que reuni esporte e cultura”, disse o secretário de Esporte, Rodrigo Regorão.

O professor responsável pela modalidade na Secretaria de Esporte é o mestre Claudio Sena. Os interessados em praticar a capoeira deverão comparecer na Secretaria das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Secretaria de Esporte fica na Área de Lazer do Trabalhador, localizada na Rodovia Romildo Prado, km 1. Os telefones de contato são: 3878-3233/3878-1357.