Cultura & Eventos | 23/09/2013

2º Encontro Municipal inicia trabalho de valorização da cultura local

Foto: Divulgação

Dezenas de louveirenses se reuniram na noite de ontem (18 de setembro), na Estação Ferroviária de Louveira, para debaterem propostas a fim de estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e implementação de políticas públicas no setor da cultura. O 2º Encontro Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura Municipal  por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, contou com a participação de artistas, produtores, gestores e representantes da sociedade civil e teve como tema central a adesão da cidade no Sistema Nacional de Cultura e a implantação do Conselho Municipal de Política Cultural.

O secretário de Cultura e Eventos, Jorge Bichara Netto, na oportunidade destacou a importância da reunião e da realização de rodas de conversa com a sociedade afim de que participem de forma efetiva das decisões do município. “Essas conferências servem para que busquemos efetivar políticas públicas importantes para o progresso do município. É a oportunidade de obtermos ideias e propostas da sociedade para a implantação de uma política cultural que realmente reflita os anseios e ao mesmo tempo beneficie a população”, destacou.  De acordo com Bichara, a intenção da recém criada Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira é dar condições para que crianças, adolescentes e adultos reconheçam a cultura local como importante e ao mesmo tempo tenham acesso a ampliação de seu universo cultural “Vamos aproximar demandas, identificar dificuldades e apontar saídas para o desenvolvimento da cultura no município de Louveira e esse encontro municipal é a porta de entrada para o sucesso desse trabalho” afirmou.

O evento contou com a participação dopoeta e contador de causos Eufra Modesto, que ocupa atualmente o cargo de Supervisor Cultural na cidade de Jundiaí e que trouxe um pouco da sua experiência para compartilhar com os participantes do encontro. Ele destacou também o interesse em estabelecer um intercâmbio cultural entre os municípios para a troca de experiências, ideias, ações, propostas e políticas municipais para o fortalecimento da cultura na região “A equipe da Secretaria de Cultura de Louveira tem conversado muito com a equipe de Jundiaí sobre a criação do Conselho Municipal e sobre ações para o enriquecimento da cultura em Louveira isso mostra que existe vontade, interesse e principalmente preocupação com a população e com a gestão pública cultural”, disse Eufra. De acordo com o poeta e contador de causos, é necessário a valorização do solo cultural da cidade “É preciso ter essência, percepção da cultura e muito trabalho para valorizar isso e percebi que aqui em Louveira isso será possível”, encerrou Eufra Modesto, que presenteou os participantes com a apresentação da poesia adaptada  “A receita do Candidato”  e o texto de cordel “O senador foi para o Inferno”.

Também valorizaram o evento com suas apresentações, o conjunto musical Jazz Levitas de Louveira composto pelos músicos Joel Silva, Everton Braga, Felipe Braga, Márcio Bernardes, Márcio André e Bruno Mendonça. Outra apresentação foi com os atores Filipe Lopes (professor de teatro da Casa da Cultura) e Paulo Ronan (aluno de teatro da Casa da Cultura), que encenaram um ato da peça teatral “Canto Terra, Canto Sertão” que será exibida ano que vem em Louveira.

Para dar continuidade no processo cultural de Louveira, a equipe da secretaria de Cultura e Eventos acatou a proposta do grupo presente no encontro e marcou para o próximo dia 23 de outubro a realização de um sarau com o objetivo de aproximar as pessoas e debater metas para a Cultura local.

Propostas do 2º Encontro

Dentre as propostas prioritárias para a Cultura de Louveira sugeridas no 2º Encontro Municipal de Cultura estão:  efetuar levantamento e cadastramento das tradições culturais e dos artistas do município; apresentar projeto de lei, criando um fundo municipal de cultura; possibilitar  ampliação de  cursos de formação como oficinas para diversos segmentos criativos, capacitações, oficinas de elaboração de projetos, etc.