Gestão Ambiental | 29/07/2013

1ª Conferência Regional de Meio Ambiente acontece nesta sexta

Foto: Divulgação

Com o lema 'Vamos Cuidar do Brasil', 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente será sediada pelas cidades de Louveira e Itupeva. A abertura oficial acontece na Câmara Municipal de Louveira no dia 2 de agosto (sexta-feira) das 19h às 21h, com uma palestra sobre resíduos sólidos. No dia seguinte será realizada a seqüência do evento em Itupeva, das 9h às 17h, no salão social da Igreja de Santo Antônio localizado no centro da cidade. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no local ou pelo e-mail 1conferenciaregional@itupeva.sp.gov.br .

A 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente tem como principal objetivo debater a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O debate abordará os subtemas produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda, e educação ambiental.

Para a secretária de Gestão Ambiental de Louveira, Rose Skelton, a conferência é uma excelente oportunidade para a população difundir informações e discutir temas relacionados aos resíduos sólidos. "É muito importante a participação ativa da população na discussão desse tema (resíduos sólidos), compartilhando as decisões e dividindo a responsabilidade com o Estado na criação de políticas públicas de destinação adequada dos resíduos sólidos e na construção de sociedades sustentáveis", disse. "A conferência é um instrumento indispensável dentro de uma democracia participativa", opinou.

A Conferência contará com a presença de representantes de sete cidades que compõe o Aglomerado Urbano de Jundiaí: Cabreúva, Louveira, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva e Jundiaí. Nesta etapa regional serão definidas propostas para as Conferências Estadual e Nacional (que acontece de 24 a 27 de outubro em Brasília) e a eleição dos delegados que vão representar a região na edição estadual.

Ônibus para Itupeva

A Prefeitura de Louveira disponibilizará transporte gratuito para os louveirenses interessados em participar da etapa da Conferencia Regional em Itupeva. Confira os locais e horários:

07:30h - Igreja Matriz de São Sebastião - Centro

07:40h - Câmara Municipal

07:50h - Igreja N.S. Mãe dos Homens - Bairro Santo Antônio

08:00h - Igrejinha de Santo Antonio - Bairro Santo Antonio

Programação de Louveira

19:00h às 19:30h - Credenciamento

19:30h  às 19:45h - Coffee-break

19:45h às 20:00h - Cerimônia de Abertura

20:00h às 20:15h  - Palestra Profª Juliana Link - Professora do Curso de Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí

20:30h às 20:45h - Explanação sobre Resíduos da Construção Civil  com Pedro Mazzei Adolpho - SMR Sistemas de Moagem de Resíduos