Fumhab - Habitação | 14/02/2014
1ª Audiência Pública do Plano Local de Habitação de Interesse Social acontece no dia 06/03
No dia 06/03 (quinta feira), a Prefeitura de Louveira, por meio da Fumhab – Fundação Municipal de Habitação realiza a 1ª Audiência Pública do PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social). O evento acontecerá no ‘plenarinho’ da Câmara Municipal, a partir das 19h e terá como objetivo a apresentação da proposta metodológica que será utilizada na criação do Plano, que representa a primeira das três etapas previstas para a conclusão dos trabalhos.
O PLHIS constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacional. É a partir de sua elaboração que o município consolida, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento, como o Plano Direto e o Plano Plurianual.
Em Louveira, o PLHIS está sendo elaborado a partir do diagnóstico das áreas existentes e futuras áreas destinadas às construções de moradias populares, mapeando também as demandas por habitação, as áreas de risco e áreas à espera de regularização, calculando o impacto financeiro, entre outros pontos referentes às características da habitação municipal.
De acordo com o superintendente da Fumhab, Luis Henrique Scheneider, o PLHIS é uma importante peça de gestão para a área habitacional de um município, além de ser pré requisito para a obtenção de recursos do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social ) “O plano é muito importante para o município por contemplar ações planejadas de desenvolvimento habitacional e mais do que isso, por ser necessário para garantir repasses da União por meio do FNHIS. Sem dúvidas o PLHIS trará muitos avanços para Louveira. Nossa intenção é termos esse Plano ainda esse semestre”, destacou.
O Plano Local de Habitação está sendo realizado pela FUMHAB em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Governo e Assistência Social, tendo a assessoria técnica da empresa Porta & Associados Arquitetura e Urbanismos.