Cultura & Eventos | 29/10/2013

1º Sarau Cultural Louveirense reuniu dezenas de artistas da cidade

Dois representantes da sociedade foram eleitos para fazer parte da comissão de Elaboração e Formação do Conselho Municipal de Cultura

Foto: Rebeca / PML

Talentos de diversos segmentos artísticos e culturais se reuniram na noite da última quinta-feira, dia 23 de outubro, para o 1º Sarau Louveirense realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, na Estação Ferroviária de Louveira. No encontro cultural, dois membros da sociedade civil foram eleitos para compor a Comissão de Elaboração e Formação do Conselho de Políticas Culturais de Louveira, Thiago de Godoy Montazole e José Luiz Orçatti Gioia. Eles, juntamente com dois membros da Secretaria Municipal de Cultura (que serão indicados nos próximos dias) terão a função de estudar, analisar, formular e viabilizar da melhor maneira possível a formação do conselho no município.

Cerca de 40 artistas entre músicos, dançarinos, atores, cantores, escritores e poetas prestigiaram o sarau e também puderam se apresentar e trocar experiências. O evento contou também com a participação dopoeta e contador de causos Eufra Modesto, Supervisor Cultural na cidade de Jundiaí, que tem dado muito apoio ao processo de criação do conselho em Louveira  “Toda atividade cultural tende a revelar talentos, dons e resgatar tudo o que se relaciona com a história do município. O sarau é o “fermento” que, de forma simples, cria uma identidade cultural fiel. É o encontro de pessoas que se envolvem com a cultura, não necessariamente artistas, mas todos que fazem do dia-a-dia uma arte.  É um elo de emoções, uma fonte de alimentação”, explica Eufra, que participa em média de 10 saraus por semana e defende a importância dessa experiência.

Para Jader Rodolfo, chefe da Divisão de Eventos, o 1º Sarau Louveirense foi um marco pois, além da participação de muitos artistas, também deu inicio efetivamente ao processo de criação do Conselho Municipal “Estamos muito felizes em perceber o interesse e participação da classe artística de Louveira, em seus diversos segmentos, que estiveram presentes no sarau e que de forma receptiva está nos apoiando na construção de uma política local para a cultura. Isso nos dá força e incentivo para fazermos mais e melhor cada dia”, disse.

O 1º Sarau Louveirense contou com apresentações de músicas, poemas, poesias, cordel, jazz, violão, cavaquinho, pandeiro, encenação teatral, exposição de quadros e obras, entre outros.