Coronavírus | Covid-19 | 27/07/2021

VOLTA ÀS AULAS - Saúde inicia aplicação de testes rápidos de covid-19 em alunos da Rede Municipal de Ensino

Ação teve início nesta terça-feira (27) e será realizada em 10 unidades de ensino; exames serão feitos em crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, com autorização prévia dos pais ou responsáveis

A Prefeitura de Louveira iniciou, na manhã desta terça-feira (27), a aplicação de testes rápidos de covid-19 em alunos do 4º e 5º do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A medida foi adotada pelas secretarias de Saúde e Educação para garantir ainda mais segurança aos alunos e equipes escolares durante o processo de retomada das aulas presenciais, que teve início nesta segunda-feira (26). 

Alunos que testarem positivo para a doença serão orientados e terão que permanecer em isolamento domiciliar pelo tempo recomendado pelos agentes de saúde no ato da testagem. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação será realizada em cerca de 10 unidades de ensino. "Decidimos começar pelos alunos com idade entre 9 e 10 anos, todos com autorização prévia dos pais. Estamos realizando testes de anticorpos IgG e IgM, que indicam se as crianças já tiveram contato com o vírus. O objetivo é ampliar o controle epidemiológico", afirma a diretora da Vigilância em Saúde, Erica Pereira Pin. 

Na manhã desta segunda-feira (27), 24 crianças foram testadas na escola EMEF Melissa Sicalhone. Nenhuma delas teve diagnóstico positivo para o vírus em fase ativa. Na terça-feira (28), os testes serão realizados na EMEF José Odair Montelatto, no Burck. O cronograma de aplicação dos testes nas outras escolas será definido pela Secretaria de Saúde. 

Controle epidemiológico
 
Para ampliar o controle epidemiológico no município, a Secretaria de Saúde continua realizando os testes rápidos em bairros de maior incidência de casos. Desde a última semana, os testes de anticorpos de IgG e IgM também estão sendo aplicados nos postos de vacinação contra a covid-19. O exame é realizado antes da imunização. 

Teste rápido IgM e IgG

Os testes sorológicos de anticorpos são feitos a partir de amostras de sangue coletadas com um pequeno furo no dedo. Não há necessidade de jejum ou qualquer preparo especial.

A metodologia empregada é a imunocromatografia, na qual a reação química ocorrida entre antígenos e anticorpos resulta em uma cor diferente. A partir daí, os anticorpos podem ser classificados como IgM ou IgG.

Anticorpos são mecanismos de defesa do organismo, gerados após a exposição a um agente externo. Seu papel é reconhecer e neutralizar esses invasores, para que o corpo os elimine.

Dependendo do momento em que são produzidos, os anticorpos são classificados como IgM (imunoglobulinas de classe M) ou IgG (imunoglobulinas de classe G). Anticorpos IgM são os que aparecem primeiro, sendo relacionados a infecções recentes. Muitas vezes, sua presença sinaliza que o paciente está na primeira fase da doença, ou seja, ainda possui o vírus.

Já os anticorpos IgG são produzidos posteriormente. Eles indicam que a infecção se deu há algum tempo e, portanto, que a pessoa deve ter adquirido imunidade ao novo coronavírus. O que não se sabe, até o momento, é qual a duração desta imunidade.

Protocolos

Para garantir a segurança de alunos, familiares e profissionais da Educação durante a retomada da aulas presenciais, a Prefeitura de Louveira implantou uma série de protocolos sanitários nas unidades escolares. 

As medidas têm como objetivo reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus, tanto para os alunos, quanto para professores e profissionais da Secretaria de Educação envolvidos no processo de ensino.

CLIQUE AQUI para saber mais.