Saúde | 08/05/2015

Vigilância reforça nebulização contra dengue em casas da cidade

Dengue

O setor de Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura de Louveira reforça nas próximas semanas o trabalho de nebulização de casas visando eliminar o mosquito causador da dengue, doença que já acometeu 140 moradores de Louveira desde o início do ano.

Para que o veneno surta efeito, é preciso nebulizar três vezes o mesmo local. Por isso os agentes de saúde vão percorrer na próxima semana os bairros que já receberam o serviço.

Com a aplicação do veneno, o órgão estima reduzir consideravelmente a quantidade de mosquitos transmissores. A nebulização se inicia a partir de um caso confirmado de dengue em determinado local. A partir daí é aplicada a nebulização leve na residência e nos arredores, para depois aplicar a nebulização pesada em todo o bairro.

A Prefeitura utiliza dois tipos de máquinas de nebulização, uma mais potente e pesada, transportada com o auxílio de uma pick up, e outra utilizada pelos agentes como uma mochila. O aparato já foi usado nos bairros Reserva das Videiras, Quinta das Videiras, Parque das Videiras, Jardim Bandeirantes, Parque dos Estados, Terra Nobre, condomínio Villaggio Capriccio, Vila Bossi, Jardim Niero, Vila Pasti, Jardim 21 de Março, Sagrado Coração de Jesus, Vila Nova e Parque dos Sabiás.

Nesta semana o órgão reforçou o veneno no Terra Nobre, Parque dos Estados, Jardim Bandeirantes, Jardim Niero e Vila Bossi. Já nesta sexta-feira (8), a aplicação será efetuada no Villaggio Capriccio. O cronograma da próxima semana inclui a terceira etapa de nebulização nos mesmos bairros. (Confira abaixo). O itinerário não é fixo e pode ser alterado conforme necessidade. Em caso de ventos ou chuvas, o serviço será suspenso, pois diminui a ação do veneno.

A Vigilância reforça que os trabalhos de prevenção à doença são realizados durante todo o ano, mas são intensificados durante os períodos chuvosos, uma vez que o Aedes Aegypti se prolifera nas águas paradas frequentemente ocasionadas por chuvas.
Além da nebulização, Serviço de Controle de Zoonoses – que integra a Visa – intensificou os trabalhos de visitas casa a casa, a pontos com maior circulação dos vetores (como borracharias, por exemplo) e a locais onde há grande circulação de pessoas – como escolas e prédios públicos.

Programação: 11/05: Vila Pasti, 21 de Março e Luiz Gonzaga
12/05: Reserva das Videiras, Pq. Das Videiras e Quinta das Videiras