Segurança | 13/08/2013

Índices apontam diminuição da criminalidade de até 50% em Louveira no 2º semestre

Foto: Divulgação

Dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) apontam forte redução no número de delitos praticados em Louveira no último mês em comparação com julho de 2012. A queda nos índices criminais englobam os roubos e furtos de veículos e diversos, que sofreram redução de até 50%.

Enquanto que em julho do ano passado a SSP registrou 32 furtos na cidade, no mesmo mês deste ano foram cometidos apenas 17. O índice de roubos diversos também diminuiu significativamente. Foram praticados apenas 9 delitos desta natureza contra 14 em julho de 2012. Já os roubos de veículos sofreram queda leve no período - de 6 para 5 - e a quantidade de furtos de veículos permaneceu intacta, com 5 registros em julho dos dois anos.

Segundo o secretário de Segurança de Louveira, Sidnei Juarez, a diminuição da criminalidade registrada no início deste semestre é consequência de diversas ações ostensivas como o aumento do cerco contra as drogas, maior presença da patrulha da Guarda Municipal e a aproximação com as entidades de bairro. “Criamos a patrulha escolar e demos maior atenção às ocorrências envolvendo drogas nas proximidades das escolas, levamos a patrulha rural para as áreas mais distantes e deslocamos a equipe de motocicletas às áreas bancárias, enfrentando os crimes de ‘saidinha de banco’”, enumera. Ainda segundo ele, a Guarda Municipal começou a trabalhar com método e rotina programática. “Nossas equipes operacionais estão desenvolvendo métodos de patrulhamento buscando ampliar nossa cobertura, dando ênfase maior às áreas de maior densidade populacional e movimento de comércio. Também melhoramos a aproximação com a população, marcando reuniões com entidades de bairros para mostrar a nossa realidade”, completa.

Maior controle interno

A atual administração implantou um sistema de controle via GPS nas viaturas da Guarda Municipal. O referenciamento tem como principal objetivo conferir a atuação efetiva dos guardas municipais e garantir o cumprimento das patrulhas.

Outra ação de controle interno foi a implantação das gravações de chamadas telefônicas, “facilitando a apuração de possíveis reclamações sobre mal atendimento e, até mesmo, ajudar o Guarda Municipal a se defender de reclamações infundadas”, conclui o secretário.

Câmeras de segurança

Para o secretário Sidnei Alonso, a principal medida para coibir os furtos e roubos de veículos é a implantação do monitoramento via câmeras de segurança. A estimativa é que em duas semanas a empresa contratada para efetuar as instalações de fibras ópticas retome os trabalhos e, paralelamente a isso, as câmeras de monitoramento também começam a ser instaladas. Todo o processo deve perdurar alguns meses, já que houve alguns contratempos como readequações técnicas e contratuais após auditoria feita neste e em diversos outros contratos da Administração.