Cultura & Eventos | 18/10/2016

Tradicional Concerto da Primavera acontece nesta quarta, 19

Para celebrar a chegada da nova estação, a Secretaria de Cultura e Eventos programou o tradicional Concerto da Primavera, realizado pela Corporação Musical Progresso Louveirense. O evento acontece nesta quarta-feira, 19, a partir das 20 horas, na Câmara Municipal de Louveira – Rua Wagner Bevilacqua, 35 – Bairro Guembê, e é gratuito. A Corporação é regida pelo maestro Maycon Paiva e o repertório é bastante diversificado, mesclando MPB, música erudita e temas de filmes.
De acordo com o maestro, o concerto de primavera surgiu por conta do crescimento da corporação. “Este concerto também é dedicado para o período que a natureza nos convida a apreciar a beleza das flores”, conta. Os 52 músicos que compõem a banda atualmente ensaiam uma vez por semana, por duas horas, para manter o repertório das atividades de rotina, como festas, inaugurações e apresentações e o maestro se mostra entusiasmado. “Esperamos que todos os anos tenhamos esse concerto. Empenhamos-nos para sempre trazer novidades para o público.”
Maycon avalia com olhar positivos a iniciativa e o prazer em tocar para a população de Louveira. “A sensação nos chega pelo público a cada concerto. A descoberta da Corporação Musical Progresso Louveirense por pessoas que não a conheciam, e o reconhecimento de ser um grupo dedicado a fazer música de qualidade dá a opção para compreender que há boa música sim e que pessoas podem estudar um instrumento e integrar-se aos fazedores culturais de música de nossa cidade.”

A Corporação

Atualmente a Banda é regida pelo maestro Maycon Paiva e pelo assistente Joelton Nogueira. É composta por 52 músicos e integrantes de apoio, nos instrumentos: flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, baixo elétrico, guitarra semi-acústica, bateria e percussão. O integrante mais antigo da Banda que está em atividade é o Sr. Olívio Pilon, clarinetista. A banda é parte da história de Louveira e tem certificação como ‘Bem de Cultura Imaterial do Estado de São Paulo’, pela ABAÇAÍ - instituição de atuação diversificada que, em suas três décadas de existência, têm mantido uma atuação regular no sentido de valorizar a arte e a cultura do povo brasileiro, nas suas diferentes vertentes.