Água e Esgoto | 12/05/2023

Tecnologia é aliada da Prefeitura de Louveira nas ações permanentes de despoluição dos rios e córregos da cidade

Por meio da Secretaria de Água e Esgoto, além de outras Secretarias, como a Gestão Ambiental, o Projeto Tabarana inclui a fiscalização de despejos clandestinos e análises laboratoriais sobre a qualidade da água; além claro dos trabalhos de conscientização

Em compromisso com a despoluição dos rios e córregos da cidade, a Prefeitura de Louveira segue realizando uma série de ações através de investimentos tecnológicos. Por meio da Secretaria de Água e Esgoto, além de outras Secretarias, como Gestão Ambiental, o Projeto Tabarana inclui a fiscalização de despejos clandestinos e análises laboratoriais sobre a qualidade da água, além claro dos trabalhos de conscientização, na Educação, junto aos alunos da Rede Municipal.

“Todas essas ações são essenciais para garantir a qualidade dos recursos hídricos da região, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a saúde dos moradores. Estamos comprometidos em realizar ações contínuas para garantir que a água seja utilizada de forma sustentável e consciente. Utilizar a tecnologia para esses objetivos acelera e aprimora os resultados”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Sendo um dos objetivos a fiscalização, a Secretaria de Água e Esgoto utiliza um robô que é capaz de entrar nas tubulações e filmar toda a extensão, permitindo que sejam identificados os pontos em que há lançamentos clandestinos de esgoto nos córregos, rios e em galerias de águas pluviais. Até o mês de abril deste ano, cerca de 7 quilômetros de redes já foram inspecionados pelo robô, o que resultou na eliminação de diversos pontos de lançamento clandestino de esgoto.

O robô é capaz de percorrer tubulações com diâmetro entre 100mm e 1.000mm, alcançando distâncias de até 500 metros em uma única inspeção. Além disso, o equipamento conta com uma câmera de alta resolução que permite visualizar detalhes minuciosos das tubulações, facilitando a identificação de irregularidades.

A Prefeitura realiza o monitoramento da qualidade da água do Rio Capivari e suas conexões. Mensalmente, são coletadas amostras de água em oito pontos do município, sendo três ao longo do Rio Capivari, dois no córrego Santo Antônio, um no Pau a Pique e um no Sapezal. Essa ação permite o acompanhamento dos parâmetros de qualidade da água e também ajuda a identificar lançamentos de esgoto entre os pontos monitorados.

As análises das amostras são realizadas em laboratórios especializados, que avaliam os parâmetros de qualidade da água, tais como pH, turbidez, cloro, coliformes fecais, entre outros.

“A Prefeitura também utiliza outros equipamentos de alta tecnologia em suas ações, como o georreferenciamento de redes de abastecimento de água e esgoto, que permite identificar com precisão a localização de tubulações e válvulas, facilitando a manutenção e o reparo em caso de necessidade. Tudo isso contribui para a otimização dos serviços prestados pela Secretaria e para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos da região”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.

O Projeto Tabarana, lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Ele desapareceu por conta da poluição.

As ações que envolvem o Projeto acontecem durante todo o ano, envolvendo não só a educação, mas também área sociais.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.