Água e Esgoto | 14/03/2019

Sistema louveirense de tratamento de água é destaque em seminário regional

ARES pcj

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SAE), apresentou em seminário o sistema automatizado de tratamento de água de Louveira. O evento foi promovido no mês de fevereiro pela ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Com o tema “Boas Práticas: tratabilidade de água – Estações de Tratamento de Água”, Louveira ganhou destaque ao apresentar os processos operacionais da Estação de Tratamento de Água (ETA), que verifica automaticamente os pontos de desperdício, uso adequado de produtos do processo de tratamento e os parâmetros da qualidade da água, como cloro residual livre, pH e turbidez.

O sistema automatizado da ETA faz parte do conjunto de ações da prefeitura com o objetivo de aprimorar os processos de tratamento e distribuição de água para os moradores.

Mais saneamento

Além da modernização dos processos de tratamento, a prefeitura tem investido em todas as estruturas de saneamento como o início de pré-operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em 2014, redes coletoras e novas ligações que garantem a coleta para cerca de 90% do esgoto gerado na cidade. Vale lembrar que até 2012, todo o esgoto coletado era jogado in natura nos rios, ou seja, com os investimentos da prefeitura o nível de tratamento de esgoto coletado passou de 0 para 100%.

Já no abastecimento de água tratada, o índice passou de 88% da população abastecida em 2012 para os atuais 100%.

Desenvolvimento sustentável

Para oferecer acesso universal ao saneamento, a prefeitura estabeleceu no Plano Municipal de Saneamento Básico os critérios para execução dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem.

O Plano é um instrumento da Política Municipal de Saneamento e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e manter o meio ambiente equilibrado. Foi amplamente debatido em audiência pública na Câmara Municipal durante sua tramitação e aprovado por unanimidade, com transparência e participação popular.

A partir do Plano, todos os serviços prestados devem seguir rigorosamente as exigências legais e ficam previstas formas de fiscalização e penalidades para coibir fraudes e ações danosas ao meio ambiente.

Campanha contra o desperdício

Com a modernização das redes de água e esgoto, a prefeitura mantém o controle de perda de água desde a estação de tratamento até a ligação com as residências.

Também são realizadas campanhas de conscientização para o uso racional dos recursos hídricos e reparos de vazamentos domésticos.

Uma das menores tarifas da região

Mesmo com todos os investimentos e as melhorias no abastecimento de água tratada e coleta de esgoto, Louveira mantém uma das menores tarifas da região graças à eficiência dos investimentos, que geram menor custo de manutenção e os mais altos níveis de qualidade.