Governo | 08/11/2013

Sistema de videomonitoramento já está 70% concluído

Foto: Jasso / PML

A Prefeitura de Louveira já concluiu 70% dos trabalhos de implantação do sistema de monitoramento da cidade por câmeras. Nas próximas semanas a empresa responsável pela infraestrutura segue com os trabalhos de conclusão das instalações de fibras óticas e de rádios emissores, necessárias para formar o Infovia - nome dado ao sistema de comunicação por onde as imagens captadas vão trafegar.

Serão instaladas ao todo 88 câmeras, sendo 68 em todas as entradas e saídas da Louveira, formando um grande cinturão de segurança em torno da cidade. As outras 20 restantes serão acopladas em pontos estratégicos próximos de locais com grande circulação de pessoas, como praças, bancos e escolas.

“A instalação das câmeras é uma das principais medidas planejadas para o combate da criminalidade na cidade”, avalia o prefeito Junior Finamore. “Com elas poderemos antever ações dos criminosos e até mesmo capturá-los por meio das imagens captadas, pois as ações suspeitas serão monitoradas pela nossa Guarda Municipal. Certamente, será um grande apoio para as forças policiais na luta pela diminuição de crimes, sobretudo furto de veículos”, afirmou Finamore.

A previsão é que em dezembro as primeiras câmeras comecem a ser ativadas, para em março o sistema já poder funcionar por completo. 

“A central de monitoramento estará instalada na base da Guarda Municipal, onde serão registrados todos os carros que trafegam dentro do município”, explica o secretário de Segurança, Sidnei Juarez. “Também na sede da GM, especialistas estarão monitorando visualmente todos os pontos da cidade, obtendo todos os dados de imagens, placas e delitos, podendo armazená-los no sistema”. 

O projeto da Infovia foi readequado recentemente pela Prefeitura para incorporar câmeras do tipo OCRs, que consegue efetuar a leitura de placas de veículos.  Além deste modelo, está prevista a instalação de mais dois tipos de câmera: a DOME, com giro de 360 graus e alcance do zoom que chega a quilômetros de distância, e a fixa. “Todas as câmeras serão de alta resolução em HD”, informa o diretor da Central de Processamento de Dados (CPD) de Louveira, Marcelo França.

 

Cidade Digital

Com toda essa infraestrutura será possível realizar a interligação dos prédios públicos e integração de sistemas online pela Prefeitura. Além de prover maior controle sobre a segurança no município, o Infovia vai gerar economia nos recursos e melhora na gestão administrativa. “A Infovia nos permitirá, por exemplo, integrar o sistema de saúde. Ou seja, o profissional de saúde poderá ter um histórico dos pacientes, quais os remédios ele utiliza e em qual farmácia esses remédios foram retirados, além de acessar seu prontuário completo de forma rápida e integrada”, explica Marcelo.

O sistema vai permitir ainda a inclusão de pontos de acesso à internet em qualquer local da cidade e será complementado pelo “Cidade Digital”, do Governo Federal.

O projeto do Ministério das Comunicações tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos via internet nas áreas financeiras, educação, saúde e tributação. Sua implantação prevê a conexão de diversos pontos públicos, como escolas, bibliotecas e unidades de saúde, facilitando a organização dos dados de gestão pública e melhorando o acesso aos serviços. Ocronograma de implantação do ‘Cidades Digitais’ começa a partir da definição das empresas integradoras, prevista para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de escolhidas, terão dois meses para visitar os municípios escolhidos e apresentar o projeto executivo para o aval do Ministério das Comunicações. E só depois deste processo que se começa a instalação do programa nas cidades.

 

Gamesp

O sistema de segurança por videomonitoramento de Louveira vai integrar o monitoramento regional, coordenado pelo recém-criado Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) de Jundiaí. O sistema, que está em fase de mapeamento realizado pelo Governo Estadual, prevê a integração das câmeras de todas as cidades, promovendo um ganho na segurança pública de forma conjunta entre as sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ).

No dia 14 de outubro aconteceu o primeiro encontro regional para tratar especificamente do assunto, em Campo Limpo Paulista. A partir daí, diversas reuniões serão marcadas para levantamento das informações técnicas e especificidades dos sistemas de cada cidade. A expectativa é que o mapeamento dos pontos de grande circulação de pessoas e maior periculosidade da região – onde serão instaladas as câmeras - seja apresentado até o final de dezembro. Depois de concluído, o estudo será encaminhado à Secretaria Estadual de Segurança Pública elaborar o edital, licitar e executar o projeto.