Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 18/05/2023

Servidores de Louveira participam de oficina preparatória da Operação Estiagem 2023

O foco é nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, iniciou a Operação Estiagem 2023. Na última quarta-feira (17), 14 representantes do município participaram da oficina preparatória da Operação em Piracicaba, desenvolvida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O foco é nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas neste período. A Operação Estiagem segue até 30 de setembro. 

A Operação Estiagem é um ação intersecretarial, ou seja, representantes de diversas secretarias de Louveira participaram da capacitação, sendo eles os servidores Ronaldo Dias Pinto, da Secretaria de Finanças; Cássio Eduardo Garcia, Jailson Rosa Batista, Ademilton Juares da Silva e Gilberto Teixeira Barbosa, da Secretaria de Segurança; Marcelo Pereira de Almeida, da Secretaria de Educação; Paulo Tomaz Bravo, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Lourival de Barros Santos, da Secretaria de Cultura e eventos; José Ricardo Verardo e Fabio Marçal dos Santos, da Secretaria de Água e Esgoto; Tatiane Fideliz Correia da Silva e Lidia Venâncio da Secretaria de Gestão Ambiental; Osvaldo Porfílio, da Secretaria de Serviços Públicos; Jefferson Crepaldi, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Samuel Silas Caires Muniz da Fumhab - Habitação. 

Durante a oficina foram realizadas duas palestras para abordar a Operação Corta-Fogo, que tem como objetivo prevenir danos a Saúde Pública, Perda da Vegetação Nativa, Mortandade de Animais Silvestres e Obstrução Visual das Rodovias devido a fumaça, o Plancon Estiagem e o Plano Conjunto de Acionamento de Aeronaves.

Além disso, no período da tarde passaram por diversas bases de ensinamento para aprenderem sobre equipamentos de proteção individual, conhecimento do combate direto a incêndios e seu uso adequado, conhecimento sobre os tipos de combate indireto a incêndios florestais e técnicas de condução de equipamentos de combate a incêndios florestais. 

Os períodos de maior ocorrência de incêndio em vegetação em São Paulo ficam entre os meses de junho e outubro. Os fatores que mais contribuem para esse tipo de evento são: as queimadas agrícolas, a soltura de balões no período de festas juninas e o clima seco com ventos frios. Além disso, este período é marcado pela queda brusca na quantidade de chuvas, o que pode causar desabastecimento de água na cidade, caso não haja campanhas de conscientização do uso consciente da água.

Também é uma época na qual as doenças respiratórias tendem a aumentar. Devido a diminuição da URA - Umidade Relativa do Ar, é preciso tomar muito cuidado com os eventos realizados em ambientes abertos, nos dias em que a URA estiver abaixo de 20%.

Dessa forma, a Defesa Civil encaminhou várias dicas para este período de estiagem, em relação a incêndios, uso consciente da água e cuidados com a saúde para a população.