Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 22/09/2015

Semana Nacional do Trânsito

A secretaria de Segurança, por meio da Divisão de Trânsito realizou, entre os dias 18 a 25, a Semana Nacional do Trânsito. E hoje, 25, é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, que foi instituído dentro da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Este dia tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito.

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40.000 pessoas. Veja algumas dicas:

Alta Velocidade
Bater o carro a 60 km/h é como cair do quarto andar de um prédio. Imagine a 120 km/h? Portanto, respeite o limite de velocidade indicado nas vias. Não faça pegas ou rachas. Não faça ultrapassagens indevidas. Reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver comprometido ou evite dirigir.

Dirigir motocicleta sem capacete
Nas motocicletas os capacetes são fundamentais: eles correspondem ao cinto de segurança nos carros. É um equipamento essencial, uma vez que em acidentes com motociclistas os ferimentos mortais acontecem na cabeça.

Bebidas alcoólicas ou drogas
Se for dirigir não beba nem consuma qualquer outra droga. Se beber ou usar droga, não dirija. Entregue as chaves a alguém sóbrio, pegue um táxi, ônibus ou vá a pé. Quando se bebe, pode correr demais e nem perceber, ou perder a noção de distância.

Agressividade
O stress do dia-a-dia pode fazer do trânsito um espaço de “guerra” e de desespero. Por isso, evite brigas, não fale mal, não ameace e nem faça gestos impróprios quando estiver irritado com outro motorista ou passageiro no trânsito.

Celular
Desligue ou deixe o celular no silencioso. Retorne suas ligações somente quando parar.

Usar o cinto de segurança
A função do cinto de segurança é evitar que a pessoa que o utiliza seja projetada contra as partes fixas do automóvel ou mesmo para fora do veículo.
Testes de colisão mostram que batidas a apenas 20 Km/h já podem ocasionar a morte de quem não o utiliza. Por isso, os cintos de segurança devem ser utilizados por todos os ocupantes de um automóvel.