Gestão Ambiental | 06/06/2019

Semana do Meio Ambiente tem ações de sustentabilidade, gincana, palestra, feira e passeio ciclístico

caneca

A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental realiza a Semana do Meio Ambiente com eventos de conscientização e ações de desenvolvimento sustentável e preservação do verde.

Na programação da semana, visitas a empresas para apresentar os projetos municipais de sustentabilidade, premiação de gincana escolar de coleta de óleo para reciclagem, oficinas para manejo de hortas, palestra, feira e passeio ciclístico.

A iniciativa tem o objetivo de reforçar as medidas de sustentabilidade e planejamento ambiental adotadas nos últimos anos em Louveira.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 a prefeitura iniciou a entrega de 1900 canecas para substituir os copos descartáveis nos prédios da administração municipal.

O objetivo da ação é reduzir a produção de lixo e ainda contribuir com a economia aos cofres públicos. O custeio, que é inferior a R$ 4 por unidade, foi realizado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, transformando os valores de multas ambientais e taxas de licenciamentos em ação efetiva de sustentabilidade.

Feira e passeio ciclístico

No sábado (8), a III Feira de Sustentabilidade será realizada na Estação Ferroviária das 9h às 13h com as participações da Associação Mata Ciliar, AMALO, Cooperativa Recomeço, Economia Solidária, Equipe do Lian Gong, Atividades culturais, Chá Comigo Chá Conosco e Macramada.

Já no domingo (9), o Pedal Ambiental tem início na Estação Ferroviária às 8h, percorrendo a Rota Turismo Rural com 16 Km e adequado para ciclistas de nível intermediário. Também no domingo, a partir das 10 h, será realizado um mutirão de educação ambiental no Popular IV, no Santo Antonio.

Cidade sustentável

O plano de desenvolvimento sustentável louveirense garante que 58% do território seja protegido como área de preservação. Também são importantes conquistas da prefeitura a proibição da instalação de indústrias perigosas que possam afetar o equilíbrio ambiental e a atração de empresas não poluidoras como o ramo logístico.