Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 08/01/2014

Secretaria de Saúde de Louveira alerta para cuidados com a Leptospirose

Em período de fortes chuvas é preciso reforçar os cuidados de prevenção da Lepstospirose, alerta a Secretaria de Saúde de Louveira. A doença pode levar à morte e é causada por uma bactéria eliminada pela urina dos roedores que sobrevive principalmente em locais úmidos, como lama, água e margens de córregos.

Sua contração pelo homem ocorre ao estabelecer contato com águas contaminadas, que transbordam de rios, córregos e da própria rede de esgoto. “A água de enchente invade tocas de ratos, é contaminada e pode invadir as casas, levando a leptospirose ao contato com o homem, principalmente se houver algum corte ou arranhão na pele”, explica a secretária de Saúde, Pâmela Mango.

Para se prevenir, continua a secretária, é preciso seguir uma série de orientações de higiene e cidadania, como não jogar lixos e entulhos nos córregos, bueiros e ruas. “Armazenar o lixo em recipientes bem fechados e colocá-los para recolha pouco antes do caminhão de lixo passar também é uma orientação importante, já que o lixo contém alimentos para os ratos”, explica Pâmela. É preciso ainda manter limpos os quintais, terrenos a caixa d’água e os objetos dos animais domésticos. Dentro de casa, a orientação é manter os alimentos em recipientes bem fechados e em locais longe do chão, além de manter a cozinha limpa e sem restos de alimento, o que atrai os roedores. 

Em tempos de enchentes a atenção deve ser redobrada. Sempre evite contato com as águas das enchentes ou com a lama, alerta os profissionais da Saúde. Se a casa for invadida pela enchente, é preciso retirar toda a lama após as águas baixarem, e desinfetar o local. Para isso, é preciso ter alguns cuidados, como estar sempre de luvas, botas de borracha e sacos plásticos nos braços, para evitar o contato com a bactéria. Higienize a casa, lavando com água e sabão os pisos e paredes, e posteriormente desinfetando com água sanitária na proporção de uma xícara de chá (200 ml) do produto para um balde de 20 litros de água.

Sintomas

Os sintomas da Leptospirose são febre, dor de cabeça, dores no corpo (principalmente na batata da perna), fraqueza, calafrios, podendo ocorrer também icterícia (pele com cor mais amarelada), alteração da quantidade de urina, hemorragias na pele, mucosas e em órgãos internos (pulmão, intestino e estômago). Normalmente, os sintomas aparecem de 7 a 14 dias após a infecção, mas podem de 1 a 30 dias depois do contato com a bactéria. Vale reiterar que se não tratada rapidamente e de forma correta, a leptospirose pode levar a óbito.