Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 05/03/2015

Secretaria de Saúde começa vacinação contra o HPV

 

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção de câncer do colo, a Secretaria de Saúde dá continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) em Louveira. A vacinação, conjuntamente com as ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.

A meta do município é vacinar 834 meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade. Serão vacinadas também as meninas e mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Para receber a vacina procure a unidade de saúde mais próxima com a carteirinha de vacinação.

 

Atualmente a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras é o câncer de colo do útero e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual. A vacina previne a infecção e, consequentemente, os casos de câncer de colo do útero causados e as verrugas genitais. A vacina HPV já foi introduzida em mais de 51 países.

 

Cabe lembrar que a vacina é uma ferramenta de prevenção e não substitui o papanicolau. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais. Além disso, há risco de aparecimento de verrugas digitais, caso estas lesões estejam em áreas não protegidas pela camisinha.

 

Histórico

O Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde iniciou em março de 2014 a vacinação para meninas de 11 a 13 anos, com a primeira dose da vacina contra o HPV, e em setembro de 2014, com a segunda dose do esquema vacinal.

 

Foram aplicadas 1.685 doses de vacina contra o HPV em Louveira em 2014. Foi atingida a meta de 80% tanto na primeira etapa da Campanha (em março de 2014) quanto na segunda etapa (em setembro de 2014).