Saúde | 04/03/2013

Secretaria de Saúde apresenta programas de atenção a usuário de drogas

Jasso / PML

Em reunião realizada na tarde da última terça-feira (26 de fevereiro), funcionários das secretarias de Saúde, Ação Social, Educação, Esporte e Segurança apresentaram o Projeto de Atendimento aos Usuários de Drogas - idealizado pela Prefeitura de Louveira -, na sede da Secretaria de Saúde, situada no Centro. O encontro contou com a presença do prefeito Junior Finamore, da secretária de Saúde, Pâmela Mango, dos secretários de Esporte e Ação Social, Rodrigo Regorão e Rogério Nóbrega – respectivamente -, do presidente da Câmara de Louveira, Estanislau Steck, e também de representantes da Secretaria de Educação, Guarda Municipal, Polícia Militar e Conselho Tutelar.

O objetivo da reunião foi a divulgação por cada secretaria dos trabalhos desenvolvidos sobre prevenção e tratamento de usuários de drogas, para discussão coletiva visando à busca de opções para melhorar o atendimento. Sendo que, neste primeiro encontro, foi a vez dos profissionais do Ambulatório da Saúde Mental apresentar os programas realizados dentro deste tema.

De acordo com o prefeito, o tema da assistência aos usuários de drogas envolve o Poder Público e também setores organizados da sociedade civil. “É importantíssimo que este trabalho conjunto entre as secretarias municipais seja realizado de forma coordenada e qualificada”, afirmou. “Mas é necessário também estabelecer o diálogo com setores organizados da sociedade civil que realizam este tipo de trabalho, para juntos cuidarmos dessa doença que é o vício em drogas e o alcoolismo”, concluiu.

Em síntese, o atendimento ao usuário de drogas em Louveira, realizado pela Saúde através do Ambulatório de Saúde Mental, consiste no acolhimento deste paciente, na atenção multidisciplinar, atenção ao grupo familiar, análise do contexto social, possibilidades de inserção social e a garantia de direitos – levando em conta que o abuso ou dependência de substância psicoativa, lícita ou ilícita, é fator de risco pessoal e social por parte de crianças, adolescentes e adultos.

Na área da Saúde, por exemplo, a proposta é ampliar o atendimento dos usuários, mantendo o foco ambulatorial desenvolvido até o momento, além de reforçar as ações de prevenção.

Internação

Funcionários do Ambulatório de Saúde Mental alertaram, ainda, sobre os modos de internação ao dependente de álcool ou droga. Vale ressaltar que a internação só é indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes e só é realizada mediante laudo médico. A internação voluntária é aquela que é efetuada com o consentimento do usuário; a involuntária se dá sem o consentimento do usuário, quando, por exemplo, o paciente está em surto psicótico, e o Ministério Público deve ser notificado em 72 horas; já a compulsória acontece somente quando determinada em juízo, e consideram-se condições do estabelecimento, salvaguarda do paciente e outros interesses.