Saúde | 04/07/2025
Secretaria de Saúde se reúne Santa Casa para avançar na redução das filas de consultas e exames represadas em 2024

A Secretaria de Saúde de Louveira realizou uma reunião com a nova diretoria administrativa da Santa Casa de Louveira, agora sob o comando do diretor administrativo Marcos Pavarin, para alinhamento do avanço na redução das filas de consultas e exames, represadas em 2024.
Uma fila de mais de 8 mil consultas de especialidades e mais de 7 mil exames foram causadas pela gestao anterior até o final do ano de 2024, com a demissão em massa na época de profissionais que atuavam na rede, bem como os atrasos de pagamento ao CISMETRO – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas e a outros prestadores de serviço, que causaram o bloqueio do município neste início de ano, impedindo ações de saúde.
Dentre as especialidades destacam-se: consultas em Ortopedia, Dermatologia, Odontologia, Fonoaudiologia, entre outras especialidades médicas que somavam 8.600 (oito mil e seiscentos) usuários aguardando atendimento desde 2024.
Já para o seguimento de exames, o acúmulo era de 7.700 (sete mil e setecentos) usuários aguardando para realizar exames de: Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Exames Oftalmológicos, Duplex Scan, Monitoramento de Pressão Arterial – MAPA, Polissonografia, entre outros, somado às demandas que aguardam por procedimentos cirúrgicos.
Ações da administração Paulo Finamore:
Através das economias já realizadas neste início de ano, com a revisão de todos os contratos e a criação do Plano de Recuperação Financeira de Louveira, a Prefeitura já iniciou o pagamento das dividas atrasadas com o consórcio CISMETRO - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas e outros prestadores de serviços para a liberação das consultas e exames na cidade.
Com os pagamentos e a liberação do consórcio CISMETRO, a Secretaria de Saúde conseguiu, no início do primeiro trimestre de 2025, inicialmente, a contratação de 8 médicos para a rede municipal, entre clínicos gerais, ginecologista, psicólogos e nutricionistas.
Ainda na busca da solução para as filas, a Secretaria de Saúde também repactuou os Planos de Trabalho firmados com a Santa Casa de Louveira, visando ao remanejamento de algumas cotas e o aumento da capacidade técnica para absorção destas demandas, o que consequentemente reduzirá o tempo de espera dos usuários.