Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 05/07/2021

SAÚDE - Reforma vai ampliar capacidade de atendimento do setor de odontologia da UBS Central

As obras de reforma tiveram início na última sexta-feira (2) e vão permitir que até três pacientes sejam atendidos simultaneamente na unidade; atualmente, capacidade é para atendimento de apenas uma pessoa por vez

Começaram na última sexta-feira (2) as obras de reforma do setor de odontologia da UBS Dra. Lucilene Mosca Melin, no Centro de Louveira. As intervenções têm como meta ampliar a capacidade de atendimento do local, que foi reduzida desde o início da pandemia.

A coordenadora do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Silvia Cypriano, explica que a área funciona hoje com três clínicas modulares. "São salas que possuem intercomunicação entre si, separadas apenas por divisórias. Com a possibilidade de contaminação por coronavírus, tornou-se inviável utilizar as três ao mesmo tempo e passamos a atender apenas um paciente por vez", afirma. 

Com a reforma, será possível retomar o atendimento simultâneo de até três pessoas. "Serão construídos três consultórios independentes com seus sistemas de ventilação e iluminação naturais e ar condicionado. As salas serão dividas por termopaineis, divisórias que atendem as especificações sanitárias e facilitam a higienização e sanitização dos ambientes", ressalta a coordenadora.

Após a conclusão das obras na UBS Central, a Secretaria de Saúde também planeja adequar os espaços de atendimento odontológico das outras unidades de saúde. "É um modelo padrão, mas foi inviabilizado pela pandemia. Pretendemos reformar também as outras clínicas modulares para que possamos garantir mais agilidade ao atendimento prestado na rede pública", ressalta o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes. 

Entre os dias 5 e 16 de julho, a realização de procedimentos odontológicos estarão suspensos na UBS Central. A triagem de pacientes será mantida e, em casos de urgência, os moradores serão encaminhados para atendimento em outras unidades.

Na imagem abaixo, a o setor de odontologia antes da reforma.