Saúde | 17/01/2022

SAÚDE - Prefeitura realiza entre 17 a 24 de janeiro a Semana de Mobilização Contra Hanseníase em Louveira

Doença, antigamente conhecida como lepra, é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e atinge principalmente a pele, nervos, olhos e nariz

A Prefeitura de Louveira realiza entre os dias 17 e 24 de janeiro a Semana de Mobilização Contra Hanseníase. A Campanha é chamada de Janeiro Roxo e proposta pelo Ministério da Saúde.

Durante a semana, as UBSs (Unidade Básica de Saúde) estarão conscientizando a população através de folders e cartazes sobre os sintomas, riscos e tratamento.

A Prefeitura também fará divulgação de material de conscientização em suas redes sociais.

Hanseníase

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e atinge principalmente a pele, nervos, olhos e nariz. Ela infecta todas as pessoas, independentemente do sexo e da idade.

O paciente pode sentir dores pelo corpo, além de perder força muscular e a sensibilidade da pele, podendo causar incapacidades físicas permanentes, especialmente nas mãos, pés e olhos.

A hanseníase não mata, mas pode causar incapacidade física permanente. No Brasil há uma média de 30 mil casos ao ano. Em Louveira, não houve casos registrados no ano de 2020 e atualmente segue con um caso em tratamento.

A doença se manifesta na pele em forma de manchas esbranquiçadas, amarronzadas, e acastanhadas. A sensibilidade da pele é alterada, podendo até mesmo perder totalmente durante a infecção. Formigamentos e dormência nos pés e mãos também podem estar presentes.

Cada pessoa pode ter um tipo de hanseníase diferente, que depende da forma que o organismo combate a bactéria, podendo ser: hanseníase tuberculóide, hanseníase virchowiana, hanseníase borderline e hanseníase indeterminada.

A doença é transmissível por gotículas que saem na fala, tosse e espirros.

A transmissão ocorre através do contato próximo e prolongado (meses) com um doente que não está sendo tratado. Estima-se que a maioria da população possua defesa natural (imunidade) contra esta bactéria e, portanto, a maior parte das pessoas que entrarem em contato não vão desenvolver a doença.

Não existe vacina específica contra hanseníase.

O tempo da infecção até os primeiros sintomas aparecerem (período de incubação) é em média de 2 a 7 anos. Após os sinais aparecerem, eles progridem lentamente.

Sintomas

-Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (frio e calor), tátil (ao tato) e à dor.
-Podem surgir, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nádegas e pernas;
-Áreas apresentam diminuição dos pêlos e do suor;
-Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas;
-Inchaço de mãos e pés;
-Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido a inflamação de nervos.
-Ao detectar algum sintoma, você deve procurar um clínico geral ou dermatologista para avaliação.

Tratamento

A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estão disponíveis exames para detectar lesões na pele e analisar a sensibilidade da pele e dos nervos dos membros.

O tratamento é realizado com antibióticos até a eliminação completa da bactéria, que dura de 6 a 12 meses.

Ao detectar algum sintoma, você deve procurar atendimento nos locais abaixo:

UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro
Horário de funcionamento: 7h às 19h - Segunda a sexta
Contato: (19) 3948-5300 / 3948-5318

UBS MIGUEL FRANCISCO MILAN – BURCK
Rua Martinho de Ludres, 700 - Residencial Burck

UBS VICE-PREFEITO JOÃO ALCEU DIAS – JD 21 DE MARÇO
Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jd. 21 de Março

UBS ROSINA STURARO CAVALLI – VISTA ALEGRE
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre

UBS GILBERTO AJJAR - MONTERREY
Rua Quiproquó, 55 – Monterrey
Horário de funcionamento: 7h às 16h - Segunda a sexta

UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – P.A.S.
Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio
Horário de funcionamento: 07h às 17h - Segunda a sexta