Saúde | 23/08/2022

SAÚDE - Prefeitura intensifica ações de combate a escorpiões e alerta moradores sobre cuidados preventivos

Animais se reproduzem durante os meses de agosto e setembro, o que aumenta o risco de acidentes

Devido ao período de reprodução dos escorpiões, que acontece entre os meses de agosto e setembro, a Prefeitura de Louveira está intensificando as ações de combate ao animal no município. 

De acordo com a Vigilância em Saúde, cartazes sobre o tema foram fixados nos pontos de atendimento ao público e panfletos têm sido distribuídos para conscientizar a população sobre os riscos da picada de escorpiões. 

As buscas ativas pelas ruas da cidade, que normalmente são realizadas a cada 15 dias, passaram a ser feitas mais de uma vez por semana, em diferentes pontos do município. O trabalho, realizado pelos agentes do Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ), consiste na busca por escorpiões em bueiros, sarjetas e outros locais. Quando encontrados, os animais são coletados e encaminhados para o Instituto Butantã. 

Prevenção e cuidados 

A Secretaria de Saúde ressalta que os escorpiões são animais venenosos que podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde humana. O veneno de algumas espécies pode ser fatal. Eles se proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos. Confira abaixo quais cuidados devem ser tomados em casa para evitar a proliferação de escorpiões. 

O grupo de pessoas mais vulneráveis são crianças abaixo de 10 anos e idosos, além de trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusear objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar alojados.

Os moradores devem estar atentos aos cuidados para impedir que esses animais entrem em suas casas e saber como agir em caso de ferroada. 

Em caso de aparecimento de escorpiões, aranhas ou outros animais venenosos, a população também pode solicitar atendimento pelo número (19) 3878-1260, das 7h30 às 15h30.  

O que fazer em caso de acidente?

A recomendação é ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Se possível, uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro antiveneno (antiescorpiônico) será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

O que fazer se encontrar um escorpião em casa?

A Secretaria de Saúde diz que o serviço de Zoonoses deve ser acionado para remoção segura do animal. Você jamais deve tentar pisoteá-lo, pois pode se ferir com o ferrão. O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada até o momento, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

Quais os cuidados para ter em sua casa?

Em ambientes internos:
- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques
- Vedar frestas nas paredes
- Colocar soleiras nas portas
- Afastar camas e berços das paredes
- Vistoriar roupas e calçados antes de usá-los

Em ambientes externos:
- Manter todo o lixo da residência em sacos plásticos fechados para evitar baratas, que atraem escorpiões. 
- Manter quintais e jardins livres de entulho, folhas secas e lixo. 
- Em casas que possuem gramado, manter sempre aparado. 
- Não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos
- Usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades de manuseio de entulhos, materiais de construção e nas atividades de jardinagem

Em áreas rurais:
Além de todas as medidas acima, é essencial preservar os principais inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja. 

Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Capitão Álvaro Pereira, 44, Vila Bossi.
Telefone: (19) 3878-2323 | Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: zoonoses@louveira.sp.gov.br