Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 13/06/2024

Saúde e Bem-Estar: Louveira é a melhor cidade da Região Metropolitana de Jundiaí no IGMA

Resultado é devido de grandes investimentos na saúde, como por exemplo, o novo Hospital Santo Antônio de Louveira

Em resultados de grandes investimentos na área da Saúde, a Prefeitura de Louveira sobe a nota do IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila) na categoria Saúde e Bem-Estar. Com isso, Louveira se mantém em 1º lugar entre as 7 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).

Um dos principais investimentos da Prefeitura, é a obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira. A unidade contará com atendimentos 24 horas em farmácia, emergências em odontologia, pediatria e com clínico geral. O Hospital, integrado com a Santa Casa por meio da Rede Hospitalar Louveira, vai desempenhar um importante papel no atendimento de baixa complexidade, principalmente para os moradores da região do bairro Santo Antônio.

Além disso, entre outros avanços na saúde, Louveira ampliou o número de vagas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliou a abertura da agenda para o ano todo, oferta mais atendimentos na coleta de Exames Laboratoriais, aumentou para mais de 30 especialidades médicas, realizou uma série de mutirões de saúde com consultas, exames e cirurgias para acelerar o atendimento aos pacientes, contratou mais médicos e enfermeiros, intensificou o Programa Remédio em Casa, lançou o Programa Mãe Louveirense, entre outras ações.

Também promovendo Bem-Estar e qualidade de vida, a Prefeitura realizou obras em áreas de lazer, como no novo Parque Luigi Martini, reestruturação do Complexo Esportivo do Burck, reforma completa do Complexo do Jardim Niero, que, inclusive, será entregue neste sábado (15), além de ofertar uma série de modalidades esportivas gratuitas para a população.

Neste ano, Louveira também se destaca no Índice Geral do IGMA, chegando entre as 10 melhores do Brasil na categoria de 30 a 100 mil habitantes. Em 2023, a cidade ficou em 1º lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana entre os municípios de 30 e 100 mil habitantes, vencendo o prêmio nacional Cidades Excelentes, realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila e com apoio do Tribunal de Contas. 

Para estabelecer o ranking das cidades em Saúde e Bem-estar, o IGMA avalia como indicadores a Cobertura da Atenção Primária, Expectativa de vida ao nascer, Números de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes, Número de profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes, Taxa de mortalidade infantil, Percentual de aplicação Saúde - Mínimo constitucional, Índice Sintético Final Previne Brasil e Cobertura vacinal.