Obras | 02/09/2015

Restauro da Estação Ferroviária chega à etapa de acabamento

Restauro da Estação Ferroviária

Prédio contará com iluminação especial que destaca conjunto arquitetônico

As obras de restauro da Estação Ferroviária alcançaram a etapa final. Os operários da obra trabalham na conclusão da parte de acabamento, primordial para resgatar a estética original do prédio construído há cem anos. O objetivo da obra é valorizar o principal cartão postal da cidade e transformá-lo em um espaço cultural, turístico e de convívio social.

Para concluir a obra, falta terminar as instalações dos azulejos, implantação do sistema de drenagem, pintura de alguns pontos, adequação de luz, impermeabilização da passagem subterrânea e na instalação das esquadrias de madeira, entre outros detalhes.

As intervenções são feitas com muito critério para não descaracterizar o imóvel que é patrimônio histórico tombado pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).

O prédio será iluminado por um conjunto de luzes modernas que visam valorizar a estética do edifício, de forma que ele se destaque no Centro da cidade durante a noite. O primeiro teste do projeto luminotécnico foi realizado no início do mês e chamou atenção dos moradores locais.

A empresa contratada pela Prefeitura restaura toda a estação incluindo pisos, teto, fachada e estruturas metálicas. Fundamentais para o resgate estético do prédio, as quatro fachadas de azulejos receberam uma atenção especial: foram resgatadas 1.500 unidades das 4.450 peças desses azulejos, e o restante foi recomposto com réplicas dos originais.

Além do restauro da Estação, a Prefeitura está engajada em melhorar o trânsito do entorno com a construção de calçada, duas alças de acesso à Avenida Tiradentes e alargamento da via – que já iniciou.

As alças serão construídas nas esquinas entre a Rua José Niero e a Avenida Tiradentes, sendo uma de acesso e outra de saída do Bairro Vila Pasti. Após a conclusão da obra, o motorista que trafegar pela José Niero, no sentido Jundiaí-Centro, e quiser acessar a Vila Pasti entrará direto no bairro por uma alça em formato de arco. E, para sair do bairro e seguir sentido Centro, o motorista terá que pegar uma outra alça, de saída da Tiradentes. As obras vão descongestionar o trânsito no local, que fica concentrado nas duas esquinas entre as vias Tiradentes e José Niero.