Educação | 14/12/2022

Rede Municipal de Educação trabalha com os alunos o projeto “Educação Financeira”

Estudantes desenvolveram inúmeras atividades para ampliar o conhecimento sobre a matemática financeira

Os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação participaram no segundo semestre do projeto “Educação Financeira”. Os professores criaram diversas dinâmicas para ensinar conceitos básicos de economia e finanças, considerando que os alunos devem desenvolver a capacidade de administrar sua vida em sociedade, para que possam aprender a fazer escolhas e sonhar, além de descobrir formas de realização.

O projeto, desenvolvido no contraturno escolar,  foi baseado em cinco pilares :Poupar, Planejar, Aguardar, Valorizar e Comprar. Foram momentos de muito trabalho e propostas inovadoras. Os alunos alunos dos 1ºs e 2ºs anos conheceram o  “dinheirinho”, dos 3ºs anos as noções de renda e juros, dos 4ºs anos o comércio e dos 5ºs anos a poupança.

"A Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Educação, se orgulha de ter suas escolas e alunos participando desses projetos. Fico feliz por ver o esforço dos estudantes e de seus professores. É muito gratificante para nós participarmos junto com os pais do resultado de um trabalho tão importante que foi construído durante todo o ano. Parabéns a todos”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Foram realizadas diversas atividades, desde a confecção de mercadorias através das oficinas de “Brinquedos não estruturados”, até a“feirinhas de troca”. Todos os estudantes foram  orientados pelos monitores e ADEBs, sob a supervisão das Coordenadoras Pedagógicas.

Ao final do projeto, os alunos dos 5ºs anos conseguiram fazer uma “poupança” e puderam realizar uma festa para comemorar o fim do ciclo, com direito a cardápio, local e dia especial para o “Bota Fora”, que os alunos chamaram de “Happy Celebration”.