Governo | 28/09/2023

Ranking confirma destaque de Louveira na geração de emprego e renda

Cidade tem 39,34% da população ocupada; índice está acima da média nacional, estadual e regional; dados são do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila); políticas públicas têm colocado Louveira em destaque quanto aos índices de empregabilidade dentro das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí

Em Louveira, a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total do município é maior que o índice nacional, estadual e regional. De acordo com o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), a cidade apresenta 39,34% da população ocupada (empregadas formalmente, com carteira assinada). A percentagem de Louveira fica próxima apenas da Microrregião de Jundiaí (34,40%), da qual a cidade faz parte. O Estado de São Paulo apresenta 23,41%, a região Sudeste, 19,59%, e o Brasil, 16,49% de pessoas ocupadas.

Para o Prefeito, Estanislau Steck, o ranking confirma os resultados positivos obtidos a partir dos investimentos que têm sido feitos pela atual gestão para a geração de emprego e renda. “Louveira apresenta características muito boas para o desenvolvimento pleno do cidadão. E como poder público, temos trabalhado para contribuir para o crescimento pessoal e profissional de cada cidadão, investindo em Educação, Saúde, Segurança - áreas que também têm sido reconhecidas pelos bons índices e que refletem diretamente na qualidade vida da população”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

No sentido de fomentar a geração de emprego e renda em Louveira, a Prefeitura tem atuado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo e aos investimentos na cidade. Pela implementação de sólidas políticas públicas o município apresentou em 2023 o melhor primeiro semestre dos últimos 10 anos em termos de geração de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Ministério do Trabalho. O saldo positivo no 1º semestre, segundo o Caged (Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foi de 245 novos postos formais de trabalho, comparado aos iguais períodos anteriores, de janeiro a junho. Louveira já havia registrado recorde, com melhor saldo positivo de empregos formais dos últimos 12 anos, acumulados de janeiro a maio.

Somente pelo SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador), no primeiro semestre de 2023, foram divulgadas 1.620 vagas em funções variadas; muitas delas, inclusive, sem a exigência de experiência, abrindo possibilidades de primeiro emprego aos jovens louveirenses. O Ministério do Trabalho tem apontado Louveira como destaque regional na criação de novas oportunidade de trabalho para a população devido aos melhores índices em variação positiva de empregos gerados com carteira assinada. Dados divulgados no final de agosto pela Prefeitura, comparando 2023 com final de 2022 – o saldo foi de 131 empregos.

Formação Humana e Profissional

Uma das ações fundamentais dentro deste processo é o fato de a Prefeitura oferecer condições para que a população possa se qualificar profissionalmente para atender às demandas do mercado de trabalho. Tanto pelo Nucca (Núcelo de Capacitação) quanto pela Sedec, os profissionais têm a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos em diversas áreas.

A formação, aliás, tem sido prioridade em Louveira, com investimentos em Educação em todas as fases. A Prefeitura mantém programas, por exemplo, que contribuem de forma concreta com a continuidade dos estudos de jovens e adultos – entre eles, subsídios para cursinho pré-vestibular, transporte universitário, e bolsas de estudo para ensino técnico e superior (PRES e PET). Todas as ações fazem parte das sólidas políticas públicas que têm sido implementadas e que tem feito Louveira ser reconhecida pelo desenvolvimento humano e qualidade de vida.

O índice de proporção das pessoas ocupadas é um dos 10 indicadores de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, que compõem os 6 pilares do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila): Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O IGMA é elaborado pelo Instituto Aquila e serve como base para o Prêmio Band Cidades Excelentes, realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e que tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública.