Água e Esgoto | 25/04/2019

Qualidade da água de Louveira é aprovada pelo Ministério da Saúde e por 3 laboratórios

eta

Desde 2012, a prefeitura disponibiliza as análises para consulta pública

Por meio de investimentos contínuos e planejamento adequado, a Prefeitura de Louveira transformou os índices de saneamento da cidade com obras essenciais para ampliar as redes e aprimorar o tratamento de água e esgoto na cidade.

A Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SAE) possui modernas estações de tratamento com laboratório próprio para controle de qualidade da água, onde são realizadas análises desde a captação no manancial, no tratamento até a distribuição nas residências, comércios e indústrias.

A qualidade da água também é verificada pela Agência Reguladora das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), responsável por fiscalizar e regular os serviços públicos de saneamento de 55 cidades, inclusive Louveira, com coletas mensais. A entidade realiza a coleta e análise de amostras retiradas da rede de distribuição de Louveira, emitindo um laudo técnico por meio de ofício aprovando que todos os parâmetros analisados estão em conformidade com a lei.

Além de atestada pelo órgão municipal e pela instituição da agência reguladora, a prefeitura faz ainda uma 3.ª verificação por um laboratório independente que realiza mais de 800 análises por mês em diversos pontos do tratamento e distribuição atestando que “os parâmetros estão de acordo”.

A segurança e pureza da água louveirense também é atestada pelo Governo Federal. Segundo o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), Louveira mantém o controle de contaminação por agrotóxicos, sendo aprovada pelo órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Para assegurar mais transparência, as análises mensais da qualidade da água de Louveira estão disponíveis para consulta pública no site da prefeitura pelo http://louveira.sp.gov.br/arquivos/11/agua-e-saneamento--qualidade-da-agua e os relatórios da ARES-PCJ pelo www.arespcj.com.br.