Geral | 05/06/2014

Prédios municipais de Louveira começam a ser interligados por fibra ótica

Ação visa integrar todos os órgãos em rede para agilizar e aperfeiçoar a prestação de serviço com foco no cidadão

infovia

Alguns prédios municipais já começaram a receber o sinal da Infovia Municipal de Louveira, por meio da tecnologia de cabos de fibras óticas. Segundo o Diretor de Processamento de Dados, Marcelo França, a tecnologia permite que os órgãos públicos sejam integrados à rede de arquivos da Prefeitura e possam agilizar a troca de informações e a oferta de serviços públicos.

Prédios como a Secretaria de Saúde, Posto de Saúde do Centro, Secretaria de Assistência Social, CRAS Centro, Saúde Mental, CAPS, Cozinha Piloto e Conselho Tutelar já estão usufruindo da velocidade e estabilidade desta rede.

Cerca de  95% de toda a Infovia é constituída de Fibras Óticas de última geração e os outros 5% coligados por Radiofrequência. “Os rádios possuem capacidade para trafegar dados com praticamente a mesma velocidade da fibra ótica. O uso deste tipo de equipamento por uma Prefeitura é inédito no Brasil, somos os pioneiros”, conta Marcelo.

Praticamente todo trabalho técnico de inclusão de novas rotas e de novos trajetos, prédios, mudanças de tecnologias nos Rádios, foram feitos nesta administração. “De 2013 até o presente momento podemos dizer que refizemos quase todo o projeto para atender nossa realidade, porque encontramos uma rede parada e deteriorada, sem uso, mas queríamos uma Infovia de qualidade e agora isto está se tornando uma realidade”, acrescenta.

A previsão é que até o final desta semana os prédios da Secretaria de Segurança Pública, Posto de Saúde PAS III e Subprefeitura, todos no Bairro Santo Antônio, também passam a fazer parte do sistema.

Além da interligação entre os prédios, o Infovia oferece a estrutura para o monitoramento por câmeras de vídeo da cidade, que está em processo de instalação. O aparato contra com 88 câmeras, sendo 68 instaladas em todas as entradas e saídas da Louveira, formando um grande cinturão de segurança em torno da cidade. As outras 20 restantes estão sendo acopladas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas, como praças, bancos e escolas.