Cidadão

Empresa

Servidor

Assistência Social | 26/03/2021

PROTEÇÃO - Defesa da mulher é pauta de reunião entre secretarias de Assistência Social e Segurança

Gestores se reuniram para alinhar as ações desenvolvidas para a construção de um plano de segurança para mulheres que são vítimas de violência

Na última quarta-feira (24), a secretária da Assistência Social, Thérèse Abdel Messih, e o secretário de Segurança Pública, Osvaldo Roberto Cândido, se reuniram para tratar de medidas direcionadas à proteção de mulheres vítimas de violência.

O objetivo principal da reunião foi o alinhamento de ações desenvolvidas entre o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), que realiza o atendimento psicossocial das vítimas na perspectiva do SUAS, e a Patrulha Maria da Penha, que constrói um plano de segurança para as mulheres que possuem medidas protetivas e para as que acionam o botão de emergência atrelado ao Cartão Cidadão.

Além disso, a necessidade da construção de um fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência também entrou na pauta.

Além dos Secretários, participaram da reunião (que foi realizada de maneira virtual), o diretor, Claudiney Generoso (Proteção Social Especial), a coordenadora do Creas, Gisele, e os GMs Jailson e Evelin.

Rede de Atenção Psicossocial

Na última quarta-feira, aconteceu a apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) aos trabalhadores da Secretaria da Assistência Social  (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua, SAICA, Cáritas) pela coordenadora da RAPS, Roberta Sannomya Guerra, e coordenadora do CAPS, Caroline Cruz.

A partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Política Nacional de Saúde Mental, a RAPS é um conjunto de ações e serviços destinados ao tratamento e assistência das pessoas com  transtornos mentais e/ou necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Este encontro marca o início de novas ações intersetoriais visto que promover o cuidado em saúde mental é uma urgência.