Geral | 26/04/2023

Promovendo conscientização ambiental de forma divertida, Prefeitura e Cáritas realizam oficinas de instrumentos recicláveis

Promovendo conscientização ambiental de forma divertida e interativa, a Prefeitura em parceria com o Cáritas Paroquial, realizou na última semana, oficinas de instrumentos musicais com materiais recicláveis e elementos da natureza para as crianças atendidas pela instituição. Por meio das Secretarias de Gestão Ambiental e Assistência Social, as crianças com ajuda dos colaboradores confeccionaram instrumentos como tambor e chocalho. A ação é integrada ao Projeto Tabarana e faz parte da gestão do prefeito, Estanislau Steck, que um dos objetivos é fortalecer o trabalho ambiental em educação.

“A Prefeitura vai continuar realizando investimentos ecologicamente corretos e incluir as crianças neste trabalho é fundamental para as futuras gerações. A conscientização é necessária para as crianças aprenderem desde cedo a importância deste tema, permitindo também que elas levem informação para dentro de casa” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Os instrumentos musicais foram confeccionados através da utilização de materiais recicláveis e elementos da natureza, como tampas, garrafas plásticas, latas de alimentos, palitos de madeira, sementes e bambus. As equipes das Secretarias de Gestão Ambiental, Assistência Social e do Cáritas, orientaram as crianças e supervisionaram toda a ação. Além disso, elas aprenderam sobre a importância e como reciclar, assim como as atividades do Projeto Tabarana para a despoluição do Rio Capivari.

Com os instrumentos prontos, as crianças praticaram tocando em ritmo algumas músicas, incluindo trechos de uma canção que está sendo elaborada sobre o Projeto Tabarana.

Na oficina foi realizada uma pausa para as crianças se alimentarem. Os lanches foram fornecidos pela a equipe do Cáritas. Ao fim, elas puderam aproveitar o tempo final para brincarem.

“Trabalhar conscientização ambiental com as crianças é um dos meios de garantir um futuro com bem-estar e meio ambiente de qualidade para elas mesmas”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Entre outras ações ambientais para as crianças do Cáritas, já foram realizadas mutirão de limpeza, criação de maquetes do peixe Tabarana e caça ao tesouro com elementos da natureza.

Essa oficina foi realizada na terça-feira (18) no Centro Comunitário do Sagrado e na quarta-feira (19) no Centro Comunitário do Vassoural em duas turmas, uma às 8h30 e outra às 14h.

“Esse tipo de atividade interativa com as crianças promove convivência e proximidade, além disso, estão sempre aprendendo algo novo”, disse a secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin.

Novas ações em parceria com o Cáritas Paroquial estão sendo planejadas. A Prefeitura de Louveira vai divulgar as atualizações no site oficial (louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais.

Projeto Tabarana

O Projeto Tabarana, lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.