Educação | 21/11/2022

Projeto Tabarana leva educação ambiental aos alunos da Rede Municipal de Louveira

Estudantes desenvolveram inúmeros trabalhos com o foco no meio ambiente, sustentabilidade e preservação.

O Projeto Tabarana prevê despoluir o Rio Capivari, um dos principais mananciais de Louveira, e conta com uma série de ações que envolvem  a comunidade, uma delas é preparar as futuras gerações para preservar o meio ambiente. Nas escolas municipais, durante todo o ano, os estudantes realizaram inúmeros trabalhos sobre o tema, aprenderam sobre sustentabilidade, a importância da reciclagem, do descarte correto do lixo e de outras ações de preservação que impactam diretamente na vida de todos os moradores.

As ações foram realizadas pelas secretarias de Educação e Gestão Ambiental e incluíram atividades teóricas e práticas sobre o tema.

“Temos trabalhado para conscientizar a todos sobre a importância de preservar o meio ambiente,  a fauna e flora, combater o desmatamento e sobre a importância de despoluir o Rio Capivari. Parabenizo a todos que abraçaram a causa. Essa é uma das principais ações do nosso governo na educação ambiental. Fundamental para o sucesso e eficiência das metas que traçamos para uma cidade mais verde e limpa”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Através da disciplina de Arte os alunos tiveram na parte teórica rodas de conversa e debates, onde foram estimulados a “vivenciar o verde” de forma individual e coletiva, fomentar empatia, colaboração e cooperação.

Já na prática, os professores de Arte orientaram os estudantes a aprenderem a fazer o peixe Tabarana (tridimensional) símbolo do projeto, utilizando a técnica chamada upcycling, com reaproveitamento de objetos e materiais para a criação de novos itens. Foram reutilizados o papelão, revistas, talheres plásticos, CDS, saquinhos plásticos, embalagens e tecidos.

“É fundamental que os alunos aprendam desde muito cedo a preservar o meio ambiente. Nosso esforço  é para que todos os estudantes se tornem multiplicadores e contribuam, no futuro, para o crescimento sustentável da nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Luciane de Paula.

A ação foi batizada de Projeto Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no Rio Capivari em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição.

O peixe tabarana

Tabarana, cujo nome científico é Salminus hilarii, é um peixe carnívoro do topo da cadeia alimentar.

Ele se alimenta principalmente de pequenos lambaris. Em média, atinge 35 cm e pesa em torno de 1 quilo. Se dá bem em águas cristalinas e rasas e só é encontrado em rios preservados e com matas ciliares intactas.

A espécie é comum na calha de rios nos trechos de correnteza. A época de maior visibilidade da espécie é durante o Verão, quando as águas estão mais claras, antes do período de chuvas.

O Rio Capivari

O Rio Capivari nasce em Jundiaí, na Serra do Jardim, a uma altitude de 750 metros, e deságua no Rio Tietê, na cidade do mesmo nome, no Interior de São Paulo.

Ele tem cerca de 180 km entre a nascente e a foz e corta os municípios de Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard antes de chegar a Tietê.

O nome Capivari é de origem tupi e significa capivaras, que são roedores de grande porte que ainda podem ser encontrados em suas margens.

Seus principais afluentes são o Ribeirão Sapesal, Córrego Piçarrão, Areia Branca, Rio Capivari-Mirim e Córrego Água Choca.