Cidadão

Empresa

Servidor

Gestão Ambiental | 04/05/2023

Projeto Tabarana e reciclagem promovem conscientização ambiental na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui

O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância e como colaborar com a reciclagem correta, de modo que, cada um fazendo a sua parte, a sociedade em conjunto gera benefícios para o município e para a natureza

Promovendo conscientização sobre meio ambiente na  53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, stands da Secretaria de Gestão Ambiental e Educação, compartilham informações sobre o Projeto Tabarana e reciclagem. Um vídeo foi exibido no stand mostrando o caminho do descarte de resíduos, desde a coleta pelo caminhão da coleta seletiva até o encaminhamento ao Centro de Gerenciamento de Resíduos da Cooperativa Recomeço. Outro destaque que chamou a atenção dos visitantes, foram as esculturas do peixe Tabarana, confeccionadas pelos alunos da Rede Municipal, que faz alusão ao nome do projeto que um dos objetivos é despoluir o Rio Capivari, onde vivia o peixe antes da poluição. O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância e como colaborar com a reciclagem correta, de modo que, cada um fazendo a sua parte, a sociedade em conjunto gera benefícios para o município e para a natureza. Cerca de 40 mil pessoas passaram pela festa nos quatro primeiros dias.

“O vídeo mostra a perspectiva do morador de Louveira, desde as compras no mercado, até o que ele deve fazer para preparar os resíduos recicláveis para o saco verde. E para valorizar o importante trabalho realizado pela Cooperativa Recomeço, é exibido o que acontece com os resíduos após chegarem no Centro de Gerenciamento. Esse trabalho é ligado diretamente ao Projeto Tabarana, que também está presente na Festa da Uva no stand da Educação, que apresentou para os visitantes as lindas esculturas criadas pelos alunos de nossa cidade. O objetivo com isso tudo é incentivar ainda mais os moradores a fazerem a sua parte no processo de reciclagem, pois todos trabalhando juntos, vamos gerar bem-estar e promover uma natureza de qualidade para a atual e futuras gerações de Louveira”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

O vídeo está disponível no Youtube no canal da Prefeitura de Louveira. CLIQUE AQUI para assistir.

O Programa de Coleta Seletiva é realizado pela Prefeitura de Louveira em parceria com a Cooperativa Recomeço. O programa garante a entrega e recolhimento semanal dos sacos verdes em 100% das casas dos moradores da cidade que são utilizados para depósito de resíduos. A entrega ocorre no momento em que o caminhão da coleta seletiva passa para recolher os resíduos recicláveis das residências, de modo que os moradores tenham onde depositar os materiais todos os dias da semana. A Programação de Coleta Seletiva foi preparada de modo que os caminhões passem por todas as residências da cidade semanalmente, determinando as regiões que serão atendidas em dias fixos da semana.

“A conscientização ambiental, além do trabalho da Prefeitura, é um dos principais meios para promover um meio ambiente de qualidade para as futuras gerações. Além disso, tem relação direta com o Projeto Tabarana, que tem o principal objetivo a despoluição do Rio Capivari, importante manancial de nossa cidade”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O Projeto Tabarana, lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Ele desapareceu por conta da poluição.

“Os estudantes aprendem nas escolas a importância de cuidar do Meio Ambiente. O Projeto Tabarana é trabalhado pelos profissionais da Educação em diversas frentes. Eles aprendem sobre o descarte correto do lixo, reciclagem e diversas ações que impactam no nosso dia a dia e na qualidade da água dos nossos rios”, disse a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula. 

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.