Saúde | 09/08/2022

PREVENÇÃO - Prefeitura realiza série de ações durante a Semana de Combate à Leishmaniose em Louveira

Cartazes estão sendo fixados nas unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas com informações sobre a doença; técnicos da Secretaria de Saúde estão levando orientações a profissionais que atuam nas clinicas veterinárias

A Prefeitura de Louveira realiza nesta semana uma série de ações na cidade dentro da programação da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral, realizada em todo o país entre de 10 a 17 de agosto.

Cartazes estão sendo fixados nas unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas com informações sobre a doença.

Além disso, técnicos da Secretaria de Saúde estão levando orientações para os profissionais que atuam nas clinicas veterinárias.

Também está circulando material de divulgação no site e nas páginas da Prefeitura nas redes sociais.

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave que pode atingir cães e pessoas. Ela é causada por um parasita da espécie Leishmania chagasi. A transmissão acontece através do mosquito-palha, que pica um cão portador do parasita e, em seguida, ao picar uma pessoa saudável, pode transmitir a doença.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Sintomas em pessoas

- Febre prolongada
- Anemia
- Emagrecimento
- Fraqueza e cansaço
- Aumento do baço e fígado
- Diarréia
- Inflamação dos gânglios linfáticos

Pessoas que apresentarem esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para diagnóstico. O SUS disponibiliza tratamento gratuito para a doença.

Sintomas em animais

- Emagrecimento
- Perda de apetite
- Diarréia e vomito
- Feridas no focinho, orelhas e na pele
- Queda de pelos
- Crescimento das unhas
- Sangramentos intestinais

“É importante procurar o médico veterinário para que o diagnóstico seja realizado o mais rápido possível, bem como o tratamento, se for o caso. O animal contaminado é uma fonte de infecção e representa um risco para as pessoas que convivem com ele ou próximas a ele”, disse Cláudia Perez, médica veterinária da Vigilância em Saúde.

Mesmo em tratamento, os cães podem continuar abrigando o parasita. Por isso, o animal que manifestar esses sintomas deve ser levado ao veterinário para receber orientações.

Prevenção

O combate ao mosquito-palha é essencial para a prevenção da doença. Saiba como mantê-lo afastado:

- Recolha restos de folhas e frutos apodrecidos
- Evite instalar abrigo de animais ou aves perto das casas
- Use repelente no corpo conforme orientação médica
- Mantenha casa e quintal sempre limpos
- Não deixe os animais soltos na rua e cuide de sua saúde

Em caso de dúvidas ou mais informações, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelos telefones (19) 3878-2323 e (19) 3878-3630.