Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 25/01/2023

Prefeitura realiza uma série de ações de combate à dengue em Louveira

Nesta quarta-feira (25) aconteceu uma capacitação aos proprietários de pontos estratégicos da cidade com o objetivo de prevenir a doença e eliminar criadouros de dengue

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância do combate à dengue durante o período de chuvas. Nesta quarta-feira (25), foi realizada uma capacitação com o objetivo de prevenir a doença e eliminar criadouros de dengue, aos proprietários de pontos estratégicos da cidade (como borracharias, sucateiros, locais de reciclagem, entre outros), que são mais suscetíveis à criação e dispersão ativa e passiva do mosquito causador da doença.

“O serviço de combate à dengue é constante, graças ao empenho de uma equipe capacitada e a colaboração dos moradores de Louveira. É importante que a população realize vistoria em seus imóveis, para evitar o acúmulo de água em objetos como vasos, garrafas e pneus. Com o trabalho conjunto, podemos evitar um aumento no número de casos”, afirma o prefeito Estanislau Steck.

Em 2022, foram notificados 404 casos, sendo 288 negativos e 116 positivos. Dos positivos, 12 importados e 104 autóctones. Em 2023, até 25 de janeiro, 9 casos foram notificados, sendo 7 negativos e 2 aguardando resultado.É importante enfatizar que em 2022 houve um maior número de casos entre os meses de abril e maio, mais precisamente 70% dos casos de todo ano. Por isso é importante desde já tomar os devidos cuidados para evitar um aumento de casos nos próximos meses.

Como forma de conscientização e controle da doença, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza uma série de ações constantes. Uma equipe especializada visita imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas da doença, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros, vistoria em pontos estratégicos, vistoria semanal em locais com grande circulação de pessoas (como escolas e hospitais), ações educativas como teatro e palestras, bloqueio de controle de criadouros quando há um caso suspeito ou confirmado, onde é feita orientação e busca de foco em um raio de 200 metros do caso, e avaliação de densidade larvária, realizada trimestralmente para medir o grau de infestação e o número de recipientes problemáticos.

Como se prevenir da Dengue?

- Tampe tonéis e caixas d’água; - Mantenha as calhas sempre limpas; - Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo; - Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa. Áreas externas de casas e condomínios;
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada
- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa para evitar acúmulo de água.

Denuncie

Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.