Segurança | 22/09/2023
Prefeitura realiza Simulado de Acidente de Trânsito envolvendo o transporte de produtos perigosos em Louveira
Toda a ação foi registrada e servirá de base para ações futuras como parâmetro para protocolo de atendimento
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, realizou nesta sexta-feira (22) o Simulado de Acidente de Trânsito envolvendo o Transporte de Produtos Perigosos na Estrada Miguel Bossi do Bairro Guembê. Dentro da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, a ação teve como objetivo treinar cada órgão responsável para saber como agir no caso de acidentes reais. Toda a ação foi registrada por meio de vídeo, e haverá também material apostilado que vai descrever cada passo, servindo de base para ações futuras como parâmetro para protocolo de atendimento.
O cenário da simulação foi um caminhão, que ao transitar pela Estrada Miguel Bossi, tem sua frente atingida por um veículo de passeio que subia a via, forçando o motorista do caminhão a frear bruscamente e causando outra colisão junto ao veículo de passeio que vinha atrás e não teve tempo hábil para frear. Com o impacto na parte traseira, o caminhão tem seu tanque de transporte danificado, causando o vazamento do produto de perfumaria, além do combustível do veículo. No acidente, a quantidade de produto vazado foi de aproximadamente 3 mil litros, afetando o rio e o solo.
A escolha do produto é importante para o município devido a constante circulação de produtos por conta da quantidade de indústrias locais, além de ser passagem por grandes rodovias do país, e da proximidade com o aeroporto. É essencial estar preparado para possíveis acidentes, evitando danos permanentes sobretudo para o meio ambiente
“A intenção deste simulado era motivar a participação de todos os órgãos do município, além dos estaduais para que criem protocolos de atendimento, entendam quais materiais usar e perceber como melhorar a atuação e cada um cumpriu seu objetivo. Este simulado marcou a Semana Nacional de Trânsito como o primeiro de Louveira”, disse o tenente Sanches do Corpo de Bombeiros.
O acidente teve um total de 5 vítimas. A primeira vítima foi o motorista do caminhão, atuado por Elton Carlos Pedro da empresa São Joaquim Transportes, que foi responsável pela montagem do cenário: “Nossa empresa trabalha neste segmento de transporte e essa é uma oportunidade de crescer como colaborador. Essa ação é um arco no município”, conta ele. No contexto, ele apresentava ferimentos leves e não necessitava de socorro, assim auxiliando no atendimento da ocorrência com informações pertinentes.
A segunda vítima do simulado era que estava em estado mais grave, sendo o passageiro do carro 1, Rubens, que gritava muito por dor severa. A vítima colaborou com a equipe de resgate da Rota das Bandeiras, que o encaminhou para o Hospital São Vicente de Jundiaí. A terceira vítima era a Daiane, motorista do mesmo carro e apresentava hálito elítico. Apresentou confusão, inquietação e muita dor na região abdominal. Ela foi transferida para a Santa Casa.
A quarta vítima foi o motorista do carro 2, o Cacau, que apresentou-se muito nervoso, com aumento pressórico e foi encaminhado para a Santa Casa: “Eu acho que funcionou muito bem, o trabalho oferecido foi de muita agilidade e competência”, ele afirma. A quinta e última vítima, era a Mônica, passageira do carro 2, que estava orientada e apresentou muita dor no tórax e foi encaminhada também à Santa Casa: “Como vítima leve, achei o atendimento excelente e senti tranquilidade o tempo todo”, disse Mônica.
A Divisão de Trânsito teve o papel de desviar o trânsito e preservar a integridade da via, a Guarda Municipal de isolar a área e acionar os bombeiros, junto da Polícia Militar que também realizou a interdição de via próximo ao local do acidente e acionou a Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) para deslocar a ambulância e bombeiros ao local descrevendo os fatos do acidente, os bombeiros comandaram o atendimento da emergência, identificou o produto perigoso envolvido, estabeleceu as zonas de risco e isolou a área, retirando as vítimas dos veículos e transportou até o atendimento pré-hospitalar, estancou o vazamento do produto e deixou o local seguro para a ação de outros órgãos.
A RINEM - Rede Integrada de Emergências atuou no suporte geral ao corpo de bombeiros e utilizou material e produtos de isolamento. A Santa Casa de Louveira recebeu as vítimas e prestou atendimento, aplicando protocolo de trauma, a Rota das Bandeiras realizou protocolo de atendimento poli traumatizado, transportou o paciente para o hospital de referência para avaliação secundária. Everton Fortes, da concessionária, fala da importância na participação de cada órgão e reforça essa união: “Os exercícios simulados sempre proporcionam a integração entre as equipes que atuam para um preparo cada vez melhor. Isso é muito bom para que todos os órgãos e empresas estejam prontos para uma situação como essa”. A empresa São Joaquim Transportes cuidou do posicionamento do veículo e das embalagens no cenário.
A Secretaria de Gestão Ambiental identificou a substância, verificou o vazamento, realizou a contenção, acionou os responsáveis para reparação dos danos e avisou a companhia de tratamento de água, como dito por Tatiana Fidelis, da Secretaria: “A importância da nossa atuação está ligada ao impacto ambiental do acidente. Nós temos que fazer a avaliação do parâmetro afetado e ao ser identificado, tentamos conter o vazamento do poluente e em seguida remover as substâncias contaminadas para não danificar ainda mais o ambiente. Contamos com o importante apoio da CETESB, que é especializada em emergências químicas e hoje foi uma oportunidade de aprender com eles para assumir essas funções no futuro”.
A CETESB - Gestão de Atendimento de Emergência teve o papel de avaliar o impacto ambiental, as áreas atingidas, acionou o serviço de Água e Esgoto, cuidou para que os responsáveis subtraíram os danos, da limpeza e remoção dos resíduos e que fossem destinados adequadamente. Por fim, a Ambipar avaliou o cenário, iniciou a preparação dos protocolos de segurança, definiu os equipamentos e materiais e gerenciou os resíduos gerados.
O efetivo do simulado contou com duas viaturas da Guarda Municipal, uma com a GM Fabiana: “Este simulado é extremamente importante para toda a corporação porque na maioria das vezes, nós é que chegamos primeiro na ocorrência para fazer o isolamento e acionar os órgãos pertinentes. É essencial entender a situação de risco para saber quais os próximos passos que devem ser tomados.” E outra com o GM Vagner: “O objetivo central da ação é fazer com que cada secretaria pense a respeito do seu papel em acidentes como esse”, diz.
A outra viatura presente era da Polícia Militar, além das duas ambulâncias da Santa Casa, uma da Rota das Bandeiras e outra do Corpo de Bombeiros, a presença de dois caminhões de bombeiros, dois agentes da Defesa Civil, três da RINEM, dois da Secretaria de Gestão Ambiental, dois da Secretaria de Água e Esgoto, cinco da CETESB, três da Ambipar e seis da Divisão de Trânsito, incluindo o agente Noel Silva que fala da importância da ação: “Julgo como muito importante para nós profissionais de todas as áreas, é um treinamento que me traz um esclarecimento de como atuar e como proceder em situações reais, aprendendo sobre a proteção da minha própria vida e da segurança na ação, para assim proteger as vítimas da melhor forma”.
Ao fim do Simulado, o Secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Cândido, agradece a participação de cada um: “É através deste simulado que vamos criar uma estratégia didática para que a gente aprenda, entenda as nossas necessidades, tanto materiais, como de conhecimento. Agradeço a participação de todos neste evento maravilhoso”.