Cidadão

Empresa

Servidor

Gestão Ambiental | 28/05/2024

Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente em junho

Programação contempla ações com os usuários da Casa das Oficinas Acalanto, capacitações, visita no Centro de Educação Ambiental Tabarana e plantio de mudas de árvores de espécies nativas

Com o objetivo de conscientizar sobre os impactos ambientais e desenvolver ações para a preservação da natureza, a Prefeitura de Louveira realiza a Semana do Meio Ambiente em junho. A programação contempla ações com os usuários da Casa das Oficinas Acalanto, capacitações, visita no Centro de Educação Ambiental Tabarana e plantio de mudas de árvores de espécies nativas.

Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente.

SEGUNDA-FEIRA (03/06)

- Ação com o CAPS na Casa Acalanto, para a produção de um jardim sensorial com ervas medicinais - 9h.
Será executado atrás do imóvel, em um local já separado.


TERÇA-FEIRA (04/06)

- Início do Projeto Piloto de Compostagem junto ao Ceil Centro - 10h
Projeto para coleta dos resíduos compostaveis gerados pela cozinha piloto

- Capacitação aos síndicos dos condomínios sobre resíduos sólidos na Secretaria de Gestão Ambiental - 14h.
Será realizada uma oficina sobre o tema "Gerenciamento de Resíduos", com ênfase na utilização apropriada dos sacos verdes e na importância da prática de separação adequada. Também serão abordados temas relacionados à gestão de resíduos de podas.


QUARTA-FEIRA (05/06)

- Plantio na Fazenda Santo Antônio com o Centro de Convivência do Idoso e alunos de escolas - 9h
Serão plantadas mudas de árvores de espécies nativas em um espaço já reservado

- Visita Ambiental ao CEA Tabarana - 11h
Visita ao CEA Tabarana pelo Centro de Convivência do Idoso para demonstração das tecnologias ambientais aplicadas, como o jardim sensorial, meliponicultura, cisternas, composteiras, viveiro de mudas e apresentação de um vídeo da Cooperativa.


- Visita Ambiental ao CEA Tabarana - 14h
Visita ao CEA Tabarana por alunos da rede estadual para demonstração das tecnologias ambientais aplicadas, como o jardim sensorial, meliponicultura, cisternas, composteiras, viveiro de mudas e apresentação de um vídeo da Cooperativa.

Avanços ambientais

Louveira recebeu a certificação do Projeto Salas Verdes, com isso, a cidade passa a receber do Ministério do Meio Ambiente conteúdos educacionais destinados à população, como cursos de capacitação online, kits de estudos, materiais audiovisuais, conteúdo digital para conscientização, entre outros.

Em destaque no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023. A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.

Por meio do Programa de Coleta Seletiva e da parceria com a Cooperativa de Reciclagem Recomeço, a Prefeitura atende 100% da cidade, dando a destinação ambientalmente correta para mais de 300 toneladas de materiais por mês, somadas com os materiais coletados no Programa Cata-Treco. 

O Plano Municipal de Arborização Urbana de Louveira prevê o plantio de 2733 novas árvores no perímetro urbano, principalmente na região do bairro Santo Antônio e Centro. O Plano leva em consideração os tamanhos de árvores, copas, posicionamento na calçada, posição referente a iluminação pública, espécies mais adequadas para cada lugar, solo adequado para as raízes, critérios de segurança, os locais da cidade que mais necessitam de árvores, entre outros. Todo o trabalho foi feito com o apoio do Professor Doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho com sua equipe, sendo realizado levantamento de inventário das árvores na cidade, análises com imagens de satélite e elaboração de gráficos para diagnóstico das necessidades.

Lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, o Projeto Tabarana visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição. O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.