Segurança | 01/08/2023

Prefeitura realiza nova reunião para discutir detalhes do simulado de acidente envolvendo transporte de produtos perigosos

Ação acontece em 22 de setembro na Estrada Miguel Bossi

Na manhã desta terça-feira (1°), a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, realizou uma reunião para abordar o simulado de acidente envolvendo transporte de produtos perigosos que acontece em 22 de setembro, dentro da Semana Nacional do Trânsito. O objetivo foi discutir o papel de cada órgão participante e suas funções dentro do teste, tal como para acidentes reais. Foram reunidos representantes das Secretarias, membros da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Divisão de Trânsito, Defesa Civil, do Comando de Aviação de Campinas e da empresa transportadora São Joaquim. A iniciativa é conjunta com as secretarias de Saúde, Gestão Ambiental e Serviços Públicos, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Equipe de Trânsito, RINEM - Rede Integrada de Emergências e Helicóptero Águia.

“Reunimos diversos setores de segurança pública como forma de realizar esse grande evento que simula um acidente que potencialmente pode acontecer em Louveira. No nosso município trafega muitos produtos, e por isso precisamos estar preparados para contenção de danos em caso de acidentes, e esse é o principal objetivo dessa ação conjunta, como também avaliar o tempo resposta de cada órgão envolvido”, afirma o prefeito Estanislau Steck.

Toda a ação será documentada e postada posteriormente nos canais oficiais da prefeitura. Ela será usada como parâmetro para protocolo de atendimento, e semana a semana a Prefeitura de Louveira vai publicar informações sobre o simulado.

Participaram da reunião o Secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Candido, representando a Secretaria de Governo, Hugo Magagini Alves Telles, o comandante da Polícia Militar de Louveira, Anderson Torres, Bruno Sanches de Oliveira da base de bombeiros do município, o sargento Alves e o cabo Gonzaga do Comando de Aviação, o motorista Gabriel e o enfermeiro Guilherme da Santa Casa e Fernando e André da empresa São Joaquim Transportes, além do Diretor de Proteção da Defesa Civil, Jailson Rosa Batista, o chefe da Divisão de Trânsito, Edimilson José Roberto e o comandante da Guarda Municipal de Louveira, Jose Aparecido Capaci.

A simulação do acidente acontecerá no bairro Guembê, onde o cenário será um caminhão, que transita pela Estrada Miguel Bossi, tem sua frente atingida por um veículo de passeio que subia a via, forçando o motorista do caminhão a frear bruscamente e causando outra colisão junto ao veículo de passeio que vinha atrás e não teve tempo hábil para frear. Com o impacto na parte traseira, o caminhão tem seu tanque de transporte danificado, causando o vazamento do produto carregado.

A partir desse ponto, todos os órgãos envolvidos deverão seguir com o seu protocolo. Como por exemplo: identificação do produto envolvimento, identificar a quantidade de veículos envolvidos no acidente e se há vítimas, identificar se há danos visíveis na estrutura do veículo que transporta o produto e se há contaminação efetiva ou em potencial para do meio ambiente no local (reforçando que existe um córrego próximo a Estrada Miguel Bossi que também pode ser contaminado), sinalizar e isolar o local, identificar e afastar possíveis fontes de ignição, afastar curioso e facilitar o acesso das equipes de intervenção e apoio ao local da ocorrência. Também como a identificação de zonas de trabalho, sendo elas:

Zona Quente - área diretamente afetada pelo produto (onde as equipes de intervenção agem)
Zona Morna - área intermediária de descontaminação e corredor de redução da contaminação.
Zona Fria - área isenta de contaminação e exposição aos riscos (onde as equipes de apoio agem)
Zona de Exclusão - aérea na qual devem permanecer as pessoas não envolvidas na resposta emergencial (população e imprensa)

Juntamente com planejamento das ações de resposta, como a ação defensiva (não intervir no cenário), ação ofensiva (aproximação/contato com produto vazado) ações de primeira entrada como: monitorar as concentrações de produtos no ambiente; resgate de vítimas; identificação dos produtos envolvidos no acidente; identificar os meios atingidos pelo produto (ar, água, solo, fauna, flora); reavaliar os limites das zonas de trabalho; estimar a quantidade vazada/derramada; avaliar as condições de carga, das embalagens e das unidades de transportes, definir ação para contenção e confinamento do vazado/derramado e coletar amostras (quando necessário).