Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 12/11/2013

Prefeitura realiza ações de controle ao diabetes nesta quinta

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria de Saúde elaborou para esta quinta-feira (14 de novembro), uma série de atividades de combate e controle da doença. A partir das 9h na Unidade de Saúde Dra. Lucilene Mosca Melin (Centro) e das 10h no Centro de Especialisdades Médicas e Odontológicas (Cemo), serão realizadas palestras envolvendo o controle, tratamento, e alimentação dos diabéticos.

A primeira palestra no Centro será ministrada pela enfermeira da Johnson & Johnson Margareth Muzi, que falará sobre a importância de monitorar o nível de glicemia para o controle eficaz do diabetes. Em seguida a médica endocrinologista Martha Helena Arcuri discorre sobre o tratamento e as complicações da doença. Encerrando o ciclo, a nutricionista Ana Paula Pagotto orienta o público presente sobre os cuidados com a alimentação do paciente de diabetes. As apresentações com os mesmos palestrantes também serão realizadas no Cemo, alternando horários com as palestras da unidade de Saúde do Centro.

Além das orientações, a Saúde de Louveira realizará avaliação dos pés e teste de sensibilidade dos pacientes diabéticos, que serão realizados pelas enfermeiras estomaterapeutas, Roseli de Lima e Tânia Reple, e pela terapeuta ocupacional Letícia Trevisan. “O exame regular da sensibilidade dos pés é essencial ao diagnóstico do desenvolvimento de úlceras comuns no paciente diabético”, explica a secretária de Saúde, Pâmela Mango.  

 

O que é diabetes?

Diabete é a elevação da glicose no sangue, também conhecida como hiperglicemia. A glicose é um açúcar absorvido pelo sangue após a digestão de alimentos. Este açúcar é utilizado pelo organismo como energia. No entanto, essa utilização depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo seu nível se eleva no sangue, ocasionando na hiperglicemia.

 

 Sintomas

Pouco sintomática, a diabetes tipo 2 é desconhecida por cerca de metade de seus pacientes. Já na diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rapidamente. Como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce é essencial para evitar suas complicações. Seus sintomas são urinar excessivamente – inclusive acordar várias vezes a noite para urinar -, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual, infecções (as mais comuns, de pele).

Fique atento: quando o diagnóstico não é feito aos primeiros sintomas, os portadores de diabetes tipo 1 podem até mesmo entrar em coma, perderem a consciência. Em ocorrência de sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente.

 

Serviço:

UBS do Centro – Dra. Lucilene Mosca Melin – às 9h - Rua Frederico Zanella, 375
CEMO – às 10h - Rua das Rosas, s/n