Educação | 06/06/2014
Prefeitura promove projeto de Saúde Vocal para os professores da rede municipal de Ensino
A Prefeitura de Louveira, por meio da secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Educação deu início ao projeto ‘Saúde Vocal Para os Professores da Rede Municipal de Ensino’. A cerimônia de lançamento do programa aconteceu na noite da última terça-feira, 3, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Junior Finamore, do presidente da Câmara Estanislau Steck, da vice-prefeita Neusa Orestes, da primeira-dama Marlene Finamore, das secretárias de Educação Juliana Eusébio Araujo, e de Saúde, Pâmela Mango. Mais de 300 professores da rede pública de ensino estiveram presentes na ‘aula inaugural’.
“Os professores têm um papel fundamental na educação de nossas crianças e este trabalho exige muito empenho da voz nas atividades diárias. Com este programa vamos cuidar desses profissionais de modo preventivo para que futuramente não tenham problemas de saúde vocal e possam exercer sua função de forma saudável” afirmou o prefeito Finamore.
O programa de Saúde Vocal pretende fornecer informações voltadas ao conhecimento da voz e dos cuidados para garantir a saúde vocal, estratégias para utilizar adequadamente a voz em sala de aula e dicas para ser um bom comunicador e atrair a atenção dos alunos durante as aulas. “O abuso vocal prolongado pode levar ao desenvolvimento de alterações orgânicas secundárias, além da fadiga vocal como rouquidão, dor ao falar ou deglutir, alteração da frequência e tensão musculoesquelética, dificultando um bom desempenho profissional”, explicou a fonoaudióloga da Secretaria de Saúde, Mariane do Prado Zufelato, responsável pelo projeto.
Programação
Para dar atendimento a todos os professores, monitores e telefonistas da rede municipal de Ensino foi elaborado um programa com duração de 10 encontros semanais, com grupos de 20 pessoas, que serão oferecidos nos períodos da manhã, tarde e noite, possibilitando a participação de todos. Haverá um grupo para manutenção do novo padrão vocal que atuará quinzenalmente durante um ano e também será desenvolvido um trabalho de canto coral para manter a continuidade deste profissional nos exercícios vocais.
Para a fonoaudióloga Mariane Zufelato, os exercícios são fundamentais “Os professores usam a voz constantemente assim como os atletas usam os músculos do corpo. Contudo, ao contrário dos esportistas que se submetem a treinos específicos e desenvolvem um preparo físico para resistir ao desgaste da sua profissão, o professor terá com este trabalho a oportunidade de desenvolver sua voz na comunicação em sala de aula, gerando melhor qualidade de visa pessoal”.