Segurança | 21/05/2018

Prefeitura promove palestra educativa do Maio Amarelo

Palestra educativa do Maio Amarelo  08.jpg

No mês de conscientização de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, realizou uma palestra sobre os altos índices de mortes e feridos e as regras de segurança para motoristas e pedestres.

A apresentação foi conduzida nos dias 16 e 17 de maio por um agente de fiscalização de trânsito da Prefeitura para os cerca de 370 funcionários da empresa Colep. Os acidentes de trânsito são a segunda causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. O evento marca a participação de Louveira no Maio Amarelo, que tem o objetivo de articular uma ação conjunta entre governos, empresas e sociedade civil para reduzir as mortes no trânsito.

Com o tema “Nós somos o trânsito” o Movimento chega à sua 5ª edição com sucessivas quedas nas mortes em acidentes viários. Caiu de 46.051 mortes em 2012 para 35.708 em 2016, segundo dados preliminares do DataSUS. Apesar da importante redução de 22,5% o número mantém o país entre os trânsitos mais violentos do mundo, com número de mortos próximos da Guerra do Golfo, com cerca de 40 mil óbitos. A mudança de atitude é a única forma de melhorar esses números, já que 90% dos acidentes são motivados por falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Além das vidas perdidas, os acidentes impactam na riqueza do país pelos altos custos de ocupação hospitalar e indenizações por morte ou invalidez permanente.

Maio Amarelo

Realizado em 27 países, o Maio Amarelo acontece no Brasil desde 2013 realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O ONSV escolheu esse mês por ter sido em 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que esta seria a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

O Movimento propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações para uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Palestra educativa do Maio Amarelo  03.jpg
Palestra educativa do Maio Amarelo  08.jpg