Água e Esgoto | 21/09/2023

Prefeitura prepara novas ações para despoluição do Córrego Santo Antônio

Em continuidade às ações de despoluição do Córrego Santo Antônio, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto (SAE), utiliza robô motorizado para encontrar despejos irregulares, prepara novas ligações na Rede de Tratamento de Esgoto e avalia otimizações nos canais.

Com o sucesso das ações, os moradores serão beneficiados com o Córrego Santo Antônio limpo, não havendo mau cheiro e com todos os despejos indo diretamente para a Estação de Tratamento de Esgoto.

A ação vai gerar benefícios principalmente na região da Rua João Verardo até a foz do Córrego, próximo a Reserva dos Vinhedos, Atílio Biscuola e bairro Faixa Azul.

A equipe de topografia da Secretaria de Água e Esgoto está realizando os estudos para começar as intervenções necessárias. A Prefeitura informa que essas ocasiões podem afetar o fluxo do trânsito, que estará devidamente sinalizado.

O robô motorizado é controlado remotamente pela a equipe da SAE, o qual permite visualizar a parte interna das tubulações, detectando vazamentos, trincas e irregularidades. Ele possui quatro rodas preparadas para obstáculos, lanternas, é blindado, a prova de água e possui uma câmera de 360 graus.

Este trabalho colabora diretamente para o Projeto Tabarana, pois o Córrego Santo Antônio é um dos principais canais que conduzem a poluição para o Rio Capivari. O projeto tem uma série de ações e investimentos na cidade, sobretudo ações de saneamento, ambiental e Educacional, com o objetivo de retornar o peixe Tabarana, característico de águas limpas, ao Rio Capivari, como símbolo maior de investimentos ambientais na cidade.

Entre outras ações da SAE, está em andamento a etapa final da setorização do Sistema de Abastecimento de Água do Reservatório Bandeirantes. A setorização divide a distribuição de água em setores menores, facilitando o gerenciamento e o controle operacional do sistema de distribuição de água potável. Isso permite um controle maior da pressão da água e, consequentemente, reduz a quantidade de rompimentos de tubulações e vazamentos. A setorização também permite que, em caso de necessidade de manutenção, apenas uma pequena região fique temporariamente sem água, em vez de toda a rede.

Em janeiro de 2021, a cidade de Louveira possuía 195 km de rede coletora de esgoto instalado. Atualmente, no início de setembro de 2023, a rede cresceu para 210 km, representando um avanço de 15 km.