Educação | 15/03/2023

Prefeitura passa a ofertar suco natural de uva na merenda escolar

A novidade foi implantada neste ano letivo como forma de ofertar um alimento de alto valor nutricional, que é típico de Louveira, e também de ajudar os agricultores familiares da cidade com o melhor aproveitamento das safras

Em Louveira, a merenda escolar está ainda mais nutritiva e saborosa. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, passou a incluir na alimentação dos estudantes o suco natural de uva, em especial, a Niágara. A primeira experiência teve início a partir desta segunda-feira (13), mas em breve será uma rotina nas escolas, não apenas com o suco da uva, mas de todas as frutas produzidas na cidade, assim que a Prefeitura concluir a implantação da Usina de Suco, que já começou a ser construída.

De acordo com a Secretaria de Educação, neste início, o suco de uva será oferecido duas vezes na semana junto com a merenda em todas as unidades escolares, tanto municipais como estaduais.

O Prefeito Estanislau Steck explica que está era uma demanda antiga em Louveira, levando em consideração o fator histórico, já que a uva Niágara está extremamente ligada ao desenvolvimento cultural e econômico da cidade, ao próprio fator nutricional da fruta, mas também à questão produtiva da fruta, como uma forma de apoio e valorização do trabalho dos produtores rurais de Louveira, em especial, da agricultura familiar.

“É uma prioridade da nossa gestão fortalecer a agricultura familiar, por isso estamos construindo aqui a 1ª usina de suco, que vai revolucionar esta relação entre os produtores e o consumo das frutas pelas crianças, incluindo as polpas na merenda escolar. Esse é o objetivo da usina. Mas o que aconteceu recentemente fez com que a Prefeitura antecipasse essa ação. Na verdade, a empresa responsável pela merenda escolar adquiriu dos produtores o excedente das frutas que não foram comercializadas no final de 2022, o que foi muito importante para que eles não perdessem a colheita”, explica o Prefeito Estanislau Steck.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a primeira experiência foi aprovada tanto pelas crianças como pelos educadores. “As crianças gostam muito do suco da uva, e também nós, adultos, que sabemos da importância do valor nutricional da fruta para a saúde. A uva está congelada em polpa e assim poderemos ofertar o suco ainda por bastante tempo durante este ano. Vamos servir o suco duas vezes por semana na merenda”, ressalta a Secretária, Maria Luciane Felipe de Paula.

Usina de Suco

A implantação da Usina de Suco faz parte das políticas públicas da Prefeitura, desenvolvidas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para investimentos na Agricultura e fortalecimento da Agricultura Familiar na cidade.

As obras já iniciaram, desta que será uma importante aliada para o aproveitamento das frutas na colheita, em especial a da uva, que serão transformadas em suco para a merenda escolar da rede municipal de ensino.

"A usina é um sonho muito antigo, que eu acompanhei desde o início, e hoje podemos ver que este sonho está próximo de se realizar. E vai beneficiar a cidade porque o suco será para a merenda das crianças, além de ajudar os agricultores com o melhor aproveitamento das safras", ressalta o Prefeito Estanislau Steck.