Educação | 23/11/2022

Prefeitura intensifica Projeto Musicalização e Expressões Artísticas na Educação Municipal

Projeto da Secretaria de Educação da Prefeitura de Louveira, onde alunos podem participar de diversas atividades que envolvem música, dança teatro e artes

O Projeto Musicalização e Oficinas de Expressões Artísticas da Secretaria de Educação oferecem aos alunos da Educação Infantil de toda a rede municipal de Louveira duas aulas semanais de musicalização. 
Para as escolas que possuem o contraturno, esse projeto conta com mais duas oficinas. O trabalho iniciou no segundo semestre deste ano e tem como tema jogos e brincadeiras. 

“Para nós é muito satisfatório poder proporcionar mais aprendizado para as nossas crianças  de maneira leve, mas que traga ensinamentos e desperte a curiosidade para o novo. A música está presente no dia a dia de nossas crianças. Parabéns aos profissionais envolvidos no projeto”, afirma o Prefeito Estanislau Steck.

Nas aulas de musicalização, são desenvolvidas atividades de relaxamento, alongamentos, cantos de entradas, brincadeira e jogo musical.
“Entendemos que a criança é um brincante nato. Deste modo, ao passar pelo jogo e pela brincadeira, certamente sua experiência musical será significativa e potente. A musicalização também se caracteriza como uma atividade de lazer, contribuindo com o bem-estar e proporcionando descanso das atividades rotineiras”, disse a secretária de Educação, Luciane de Paula.

As oficinas de Expressões Artísticas contam com teatro, música, o movimento e as mais variadas formas de arte. Durante as atividades, vale cantar, dançar, atuar, desenhar e criar. O jogo e a brincadeira também são essenciais. 

As "oficinas" de Expressão Artística são oferecidas às escolas de Educação  Infantil  e  Ensino Fundamental que possuem o contraturno.Os alunos a partir da fase 2 até a fase 5 são atendidos em uma " oficina" semanal com duração  de 45 min e os alunos do 1º ao 5º ano são atendidos em uma "oficina" semanal com uma hora de duração. 

Os profissionais envolvidos no projeto recebem formação semanal, que ocorre todas às segundas-feiras, das 18h às 20h na EMEF "José Odair Montelatto", sob a orientação do Coordenador do Projeto, Valdinei Barbosa. Nessa formação são realizadas pesquisas, vivências e práticas de jogos e brincadeiras musicais.