Obras | 21/08/2014

Prefeitura inicia revestimento dos tanques de floculação da nova ETA

eta

Com capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, a nova ETA de Louveira está sendo construída em ritmo acelerado. Esta semana, a secretaria de Obras da Prefeitura de Louveira está trabalhando no revestimento interno dos tanques de floculação. No local está sendo feito o preenchimento do fundo com concreto e a criação do formato de funil.

A floculação é a segunda etapa do processo de tratamento da água. Nestes tanques, com auxílio de agitadores mecânicos, é feita agitação lenta promovendo condições para a formação de flocos de material gelatinoso provindo da reação da cal e do sulfato de alumínio juntamente com as impurezas. Eles  ficam mais pesados do que a água e vão para o fundo. Ao sair dos floculadores, através de canaletas, a água entra nos tanques decantadores e no caminho até a saída, os flocos vão sedimentando,  o que deixa a água no final deste processo praticamente limpa.

Dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo, a nova ETA vai operar com processos de coagulação, floculação, sedimentação (decantação), filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.

Prevista para atender a demanda da população louveirense pelos próximos 15 anos, a nova ETA é uma das principais ações da Administração Municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água no município.