Água e Esgoto | 28/08/2014

Prefeitura esta finalizando obra emergencial para melhorar abastecimento de água

obras_agua

A Prefeitura de Louveira está empenhada em trazer melhorias para o sistema de abastecimento de água no município. A cidade  está passando por uma situação  crítica de falta de água, reflexo não só da forte estiagem  que assola toda região,  mas também da falta de investimentos de governos anteriores que resultou na  precarização da infraestrutura  e no subdimensionamento de toda rede de distribuição de água.

De acordo com o Prefeito, Junior Finamore, o setor aguarda modernização há décadas “Investir no abastecimento de água é um compromisso da atual gestão com todos os louveirenses. Mas é preciso lembrar que há décadas não houve  investimentos em infraestrutura na área de abastecimento e que a última e única estação de tratamento de água foi construída na cidade no início dos anos 80 e hoje opera em seu limite, mesmo assim, de forma insuficiente para a demanda da cidade”, explicou o prefeito, que ressaltou também que a reversão deste quadro demanda tempo “A construção da infraestrutura adequada à realidade de Louveira vai levar tempo. Mas não estamos medindo esforços para que isso seja executado  o mais rápido possível suprindo essa carência da população”, disse.

O prefeito ressalta ainda “Quero terminar meu mandato deixando um plano diretor de água que garanta o abastecimento para os próximos 20 anos. Com a captação do córrego Rainha, a nova ETA entrando em operação até o final do ano e a represa de 500 milhões de litros de água bruta. Até o final do meu mandato,  resolveremos boa parte do problema de água em Louveira”, finalizou o prefeito.

Com o foco na implantação de um sistema que garanta um abastecimento satisfatório nos próximos 20 anos, a Prefeitura está realizando inúmeras obras e planejamentos.  Dentre as ações prioritárias está a construção da nova ETA- Estação de Tratamento de Água de Louveira que ficará pronta até o final deste ano e que terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, o que atende nominalmente a mais de 70 mil habitantes. Outra medida emergencial adotada pelo  atual governo foi a captação de água do córrego Rainha com a instalação de mais 1,8 km de tubulação para  adução e bombeamento da água até a ETA.  Esta obra está sendo finalizada e em pouco tempo a Prefeitura poderá captar cerca 60 litros de água por segundo deste córrego, o que significa um incremento de aproximadamente 40 % da média de água tratada.

A secretaria de Água e Esgoto efetuou ainda a troca de quilômetros de tubos antigos, de amianto, por tubulação de material mais resistente (PEAD) e moderno, solucionando assim graves problemas de rupturas e perda de água. Além disso, está sendo atualizada a rede de distribuição  com a realização de novas adutoras de água tratada, com extensão superior a 3500 metros, substituindo trechos antigos com vazamentos.  O departamento também intensificou  o trabalho de troca de hidrômetros em toda cidade e com esta medida pretende reduzir a perda de água.

No Altos da Colina foi instalado um novo reservatório e os antigos estão sendo recuperados e reformados. De acordo com a SAE, a Prefeitura está providenciando a compra e instalação de 9 novos reservatórios com capacidade de estocagem de 11.5 milhões de litros, sendo que 3 serão destinados a região do Bairro Santo Antônio, 4 na região da sede do município, 1 no Monterrey e outro no Arataba.  A construção de uma represa também está no planejamento da administração municipal assim como outras providências como locais para reservação de água e barragens.

Com todas essas providências e com o planejamento  que foi executados pela  Secretaria de Água e Esgoto, a Prefeitura pretende implantar uma  política de abastecimento adequada, organizada e de forma planejada, para solucionar os problemas em curto , médio e longo prazo, construindo assim um sistema eficaz que  atenda também as futuras gerações.