Cidadão

Empresa

Servidor

Prefeito | 13/07/2023

Prefeitura de Louveira vai protocolar no Estado reforço sobre construção de uma Companhia da Polícia Militar na cidade

Anúncio foi feito em reunião do prefeito Estanislau Steck com a Juíza Dra Camila Corbucci Monti Manzano; é mais uma ação de investimento em Segurança, além das que foram intensificadas nos últimos 2 anos, como o aumento superior a 50% em novas câmeras de monitoramento, interligadas ao CECOM – Central de Comunicações e Monitoramento de Louveira, novas frotas, mais armamentos e integração entre as forças policiais da cidade 

50% a mais de câmeras instaladas na cidade; totens inteligentes com monitoramento de câmeras 360º, botão de pânico e sistema de autofalantes para comunicação instantânea; novas frotas de veículos, incluindo motos e viaturas equipadas com sistemas de tecnologia e segurança; 15% a mais de guardas municipais contratados para ações de segurança e também no trânsito; operações constantes de segurança e fiscalização de trânsito nos bairros da cidade; planos estratégicos e integrados com as forças policiais: estes são apenas alguns dos investimentos que a Prefeitura de Louveira, por meio da secretaria de Segurança, tem realizado na cidade nos últimos anos. Mas não para por aí. Ontem, em reunião no Fórum, o prefeito Estanislau Steck, acompanhado do secretário de Segurança de Louveira, dr Osvaldo Roberto Cândido, anunciou à Dra Camila Corbucci Monti Manzano. Juíza de Direito Titular da Vara Única de Louveira, o compromisso, já assumido anteriormente, de ceder ao Estado um terreno em Louveira para que seja construído uma Companhia da Polícia Militar de Louveira, incluindo a vinda de mais policiais militares, e a possibilidade da junção, no mesmo espaço, do Corpo de Bombeiros, numa ação integrada entre Prefeitura e Estado. Ainda, na reunião, que contou também com a presença da Presidente do Fundo Social de Louveira, a Primeira-Dama Magali Steck; a Dra Flavia Lias Sgobi, Promotora de Justiça; o Comandante da Guarda Municipal de Louveira, Jose Aparecido Capaci; o Delegado de Louveira, Rodrigo Carvalhaes; o Capitão da Polícia Militar, Osvaldo Rodrigo Guarizo; e o Sargento da Polícia Militar, Anderson Torres, foram discutidas as ações conjuntas de segurança realizada na cidade, os avanços para o acolhimento, na Delegacia, de mulheres vítimas de violência, a necessidade de mais investigadores e policiais para a Civil e a intensificação das ações, incluindo campanhas, em Agosto, do movimento Agosto Lilás, de conscientização, prevenção e alerta contra a violência doméstica e abuso sexual.

“Já havíamos, no passado, oferecido o terreno ao Estado para a construção da Companhia mas, agora, junto ao Governador Tarcísio e ao Secretário Estadual de Segurança,  Guilherme Derrite, estaremos protocolando esta solicitação de parceria, para a construção da Companhia da Polícia Militar em Louveira, com a vinda de mais policiais militares, com a proposta de agregar o Corpo de Bombeiros no mesmo espaço e, assim, juntar aos esforços que temos feito de investimentos permanentes na área de segurança em nossa cidade. Também vamos solicitar o apoio para vinda de mais investigadores e profissionais para a Polícia Civil da nossa cidade”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Em fevereiro deste ano, durante reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Louveira), as autoridades em segurança pública apontaram sobre os indicadores de criminalidade da cidade nos meses de janeiro e fevereiro, os quais foram considerados como baixos comparativamente com demais cidades da Região Metropolitana de Jundiaí. 

Para a Equipe da Guarda Municipal de Louveira, grandes investimentos de equipamentos tecnológicos e armamentos foram realizados nos últimos anos, e dentre estes, está o reforço no patrulhamento, a ampliação do  sistema de monitoramento com a implantação de quatro câmeras PTZ  (PAN / TILT / ZOOM), que são giratórias e com grande poder de alcance nos seguintes locais, Jardim Esmeralda, Bairro Vassoural, Bairro Mirante Santo Antonio e Bairro Monterrey.

Além disso, 13 novos Guardas Municipais foram contratados, que também irão atual na fiscalização de trânsito, a Guarda Municipal de Louveira conta também com o auxilio de cães farejadores nas operações de patrulhamento ostensivo contra o tráfico de drogas e ainda em ações preventivas nas escolas;  e aqui destacamos o Cão Policial HERA.

Em fevereiro os guardas municipal da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) Motocicletas receberam três novos conjuntos de intercomunicadores equipamentos tecnológicos que afixados aos capacetes facilitando uma comunicação eficaz entre os patrulheiros proporcionando maiores rapidez para tomada de decisões aumentando os resultados esperados.

Um drone foi adquirido com a finalidade deste ser um forte aliado no combate a criminalidade na cidade. 

No mês de março, a GM de Louveira, em conjunto com a Guarda Municipal de Jundiaí, realizaram um treinamento especial olfativo com 7 cães de guarda, dos quais 2 são da cidade, e tem contribuído, e muito, nas apreensões de drogas. O treinamento é uma cooperação técnica entre as GMs, que realizam atividades em conjunto para prestar serviço com cada vez mais qualidade para a população.

Em maio aconteceu a 53° Festa da Uva de 2023 e 9ª Expo Caqui, e graças ao esquema de segurança especial planejado para o evento por meio da Secretaria de Cultura e Eventos em integração com a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança, durante todos os dias de festa não houve registro de ocorrência dentro e ao entorno do local. 

A GM de Louveira realiza um trabalho de patrulhamento constante nos bairros da cidade, que possibilita apreensão de drogas, prisões e muitas outras abordagens, com a colaboração do sistema de monitoramento inteligente controlado pela Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) e pelo Centro de Inteligência e Operações (CIOP), através dos Totens instalados em 2022. Cada um possui um conjunto de oito câmeras que permitem a visão em 360 graus, de forma simultânea, e com um poderoso sistema de aproximação das imagens (zoom). A GM também participa na proteção e defesa das unidades educacionais, marcando presença na entrada e na saída tanto de escolas municipais quanto das estaduais, além de realizar orientações para funcionários e estudantes.