Segurança | 17/06/2014

Prefeitura de Louveira vai começar a retirar veículos abandonados das ruas

veículos_abandonados

Os veículos em mau estado de conservação abandonados nas vias públicas de Louveira vão começar a ser recolhidos pela Divisão de Trânsito da Prefeitura a pátios da cidade. A retirada dos automóveis das ruas será executada a partir do quinto dia após a notificação ao proprietário, que está sendo informado através da colagem de etiquetas adesivas em seus veículos.

A medida visa manter a limpeza e a segurança pública, já que as carcaças abandonadas oferecem risco à saúde, principalmente por servir de potenciais criadouros de insetos transmissores de doenças durante períodos de chuva, além de facilitar as ações de marginais e suas práticas criminosas.

Os proprietários dos automóveis já começaram a ser notificados pelos agentes da Prefeitura e, segundo o secretário de Segurança Pública, Sidney Alonso, “a medida já tem surtido o efeito esperado”. “Desde que começamos a avisar os donos, conseguimos diminuir de 30 para 9 a quantidade de veículos abandonados nas ruas de Louveira, sem ter que retirá-los de forma compulsória”, comemora o secretário. “Nossa intenção é que, após os avisos, todos os proprietários retirem seus veículos das ruas por conta própria, colaborando com a limpeza pública e evitando que eles tenham ‘dor de cabeça’ desnecessária”, acrescenta.

De acordo com a legislação municipal que regulamenta a ação, um “veículo abandonado nas vias públicas” é aquele que está em “evidente estado de abandono, em qualquer circunstância, por mais de cinco dias”; ou “sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória; “em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis”; ou até mesmo “em visível e flagrante de mau estado de conservação, com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo, ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético”.

Em caso de recolha compulsória, o proprietário será obrigado a arcar com o pagamento dos débitos tributários, de estadia e remoção para poder recuperá-lo. Mas se ele não for buscá-lo no pátio em 90 dias, o veículo será encaminhado a leilão, e o valor arrecadado com a venda será destinado ao ressarcimento das despesas e o que sobrar será recolhido aos cofres públicos.

Caso o veículo não seja arrematado em leilão, a Prefeitura poderá descartá-lo como sucata para evitar a superlotação dos depósitos.

Serviço

Para que a Prefeitura não recolha o automóvel após o período mencionado, o proprietário pode recuperar o veículo em alguma oficina mecânica ou abrir um ‘processo de baixa do veículo’ junto ao Ciretran (mais informações pelos telefones 19.3848-1122/ 3848-1151).