Saúde | 01/09/2014
Prefeitura de Louveira realiza ‘Semana da Saúde Auditiva’ de 8 a 12 de setembro
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realiza de 8 à 12 de setembro, a Semana de Saúde Auditiva. O objetivo é incentivar o cuidado com a audição, a prevenção de agravos e a identificação de fatores de risco e sintomas que devem ser identificados precocemente, como perda auditiva e zumbidos.
De acordo com a secretaria da Saúde, a expectativa é difundir no município a importância do cuidado com a Saúde Auditiva e apresentar aos munícipes os cuidados para prevenir problemas auditivos, além de auxiliar na identificação de sintomas de forma precoce. Serão ministradas palestras para diversos públicos, com o objetivo de orientar a respeito dos cuidados com a higiene da orelha/ouvido, e também cuidados e riscos do som alto.
Outra ação que será desenvolvida nesta Semana será a adaptação e implantação dos aparelhos auditivos nos pacientes que estão aguardando em fila de espera na Rede Municipal. A entrega dos aparelhos acontecerá no próximo dia 10 de setembro às 19h.
Acompanhe a programação :
- Dia 08/09 (às 9h e as 14h)
Local:Centro de Convivência da Juventude (Rua Vereador Carlos Conti, 17 – Bairro Santo Antonio)
Público Alvo:Alunos do Centro da Juventude
- Dia 09/09 (às 8h)
Local:CEMO – Centro de Especialidades Médico Odontológicas (Rua das Rosas – Bairro Santo Antonio)
Público Alvo:Pacientes frequentadores da Unidade
- Dia 10/09 (às 8h)
Local:UBS Dra. Lucilene Mosca Melin – CSIII (Rua Frederico Zanella, 375 – Vila Nova Louveira)
Público Alvo:Pacientes frequentadores da Unidade.
- Dia 11/09 (às 19h)
Local:Sede da Associação de Bairro do Bairro Monterrey
Público Alvo:Moradores de Bairro do Monterrey
- Dia 12/09 (às 14h)
Local:Centro de Convivência do Idoso (Galpão da Área de Lazer do Trabalhador)
Público Alvo:População Idosa que frequenta as atividades da 3ª Idade
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
DADOS DA SAÚDE AUDITIVA
1)Cerca de 15 a 20% da população em geral têm zumbido. No Brasil, significa algo em torno de 25 a 30 milhões de brasileiros. Destes, 15% se sente incomodado com o zumbido e procuram ajuda médica.
2) A principal causa de zumbido é a perda de audição. Cerca de 30 a 35% das perdas de audição são creditados à exposição a sons intensos, sejam eles em ambiente profissional (ocupacional) ou não (trauma acústico, lazer e aparelhos eletrônicos, principalmente)
3) O limite máximo permitido, inclusive na legislação brasileira, de exposição a sons é de 85 decibéis. A partir deste nível há risco de perda auditiva, que depende da intensidade do som (volume), tempo de exposição e sensibilidade individual. Assim, quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor.
4) O volume de aparelhos de som individuais (tocadores de mp3) podem chegar a 100-110 decibéis. Alguns países limitam o volume máximo na fabricação destes aparelhos, como o Canadá. No Brasil não há nenhuma restrição, infelizmente.
5) O uso de ipods e similares apresenta maior risco pois os fones estão inseridos no canal auditivo e levam o som diretamente à membrana timpânica, sem nenhum meio de proteção às delicadas estruturas que compõem a orelha interna. Os fones tipo concha são os mais benéficos, claro, se usados em uma intensidade sonora adequada.
6) A surdez relacionada à exposição a sons intensos é "cumulativa". Uma vez cessado o fator causador (exposição a ruído), a perda de audição estaciona mas não regride.
7) O zumbido em si não é uma doença, mas um sintoma de que algo está errado nas estruturas da orelha ou pode ser manifestação de uma doença sistêmica como pressão alta, diabetes, aumento de colesterol, doenças da tireóide. Hábitos como abuso de café ou medicações (antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, etc) também são fatores que podem ser causadores do zumbido.